Sábado, Julho 5, 2025
Sábado, Julho 5, 2025

Igreja Baptista conclui obra de ampliação até novembro

Data:

Partilhar artigo:

A Igreja Baptista de Alcobaça planeia concluir a empreitada de ampliação do seu espaço no final do próximo mês de novembro. A intervenção, avaliada em 500 mil euros, vai permitir reunir num único edifício o espaço de culto e da Fundação Vida Nova.

A Igreja Baptista de Alcobaça planeia concluir a empreitada de ampliação do seu espaço no final do próximo mês de novembro. A intervenção, avaliada em 500 mil euros, vai permitir reunir num único edifício o espaço de culto e da Fundação Vida Nova.

A obra, que arrancou em agosto de 2019, tem como objetivo unir os dois edifícios pertencentes à Igreja, na Rua Dr. Afonso Lopes Vieira, e adaptar às necessidades da entidade. “Ao longo dos últimos anos a Igreja tem vindo a adquirir apartamentos do edifício ao lado do principal para satisfazer as suas necessidades no que refere a espaços para acolher crianças da valência de Jardim de Infância da Fundação”, explica a diretora técnica da Fundação Vida Nova ao REGIÃO DE CISTER.

Região de Cister - Assine Já!

Segundo Ana Reis, em 2017, a Igreja optou por avançar com uma obra para garantir “a segurança” de utentes e fiéis e “ficar apenas com um edifício”. “O desejo é adaptar os dois prédios e criar um único edifício, moderno, para as cerimónias de culto e para receber as crianças”, explica.

No entanto, a obra que se antevia simples tem-se revelado desafiante e cheia de imprevistos. “Falamos de dois edifícios com cerca de 60 anos cada e já tivemos muitas surpresas. Desde plantas originais que não correspondem à realidade das infraestruturas à necessidade de canalizar águas pluviais que, sem que ninguém soubesse, eram responsáveis por sérios problemas de humidade no prédio”, resume.

Neste momento, está a ser destruído o salão de culto e, segundo Ana Reis, tudo deverá começar a fluir mais facilmente. “Creio que a partir de agora a obra vai avançar a bom ritmo. Sei que pode aparentar que a intervenção está parada, mas não é de todo verdade. Foi apenas interrompida durante o confinamento imposto pela pandemia e durante uma semana no mês de agosto”, esclarece.

O decorrer dos trabalhos obrigou à deslocação das crianças do Jardim de Infância da Fundação Vida Nova para a Escola Secundária D. Inês de Castro ao abrigo de uma parceria. “Foi possível encontrar uma solução em conjunto com a Direção da escola e os meninos estão, até ao fim das obras, a ocupar algumas salas vagas”, informa Ana Reis.

No que refere ao culto na Igreja Baptista de Alcobaça, este tem sido restrito aos sábados, pelas 19 horas, e aos domingos, pelas 11 horas, no sentido de dividir, de acordo com as indicações da Direção-Geral de Saúde, o grupo pelo espaço ainda disponível. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Cartas de Afetos unem crianças e idosos em amizade escrita à mão

Durante vários meses, as crianças da Componente de Apoio à Família (CAF) de Alpedriz, Casal de Ramos e...

Um domo contra os extremos

Só para o vento é que não encontrei ainda um refúgio, terei de aguentar. Para o vento e...

Atletismo: São-martinhense sagra-se campeã nacional sub-18

A são-martinhense Caetana Neves (Arneirense)sagrou-se campeã nacional de sub-18 na prova de 2.000 metros obstáculos. Em Beja, nem uma...

Hóquei: HC Turquel despede-se como vice-campeão nacional

O HC Turquel anunciou, no último domingo, a interrupção no projeto referente à equipa sénior feminina. Fê-lo um...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!