A Benecar soprou as velas, no dia 10, de três décadas de atividade no setor automóvel, registando uma queda de faturação no último ano. Ainda assim, a empresa, sediada na Moita do Gavião, na Benedita, cresceu noutros resultados internos e adquiriu 1% do grupo Media Capital num ano marcado pela pandemia.
A Benecar soprou as velas, no dia 10, de três décadas de atividade no setor automóvel, registando uma queda de faturação no último ano. Ainda assim, a empresa, sediada na Moita do Gavião, na Benedita, cresceu noutros resultados internos e adquiriu 1% do grupo Media Capital num ano marcado pela pandemia.
No ano passado, o volume de negócios daquela que em 2019 foi a maior empresa do concelho de Alcobaça fixou-se nos 63 milhões de euros, menos 2,7% relativamente ao ano anterior, mas com um crescimento de 47% nos resultados relativamente a 2019. Estes números permitiram à empresa manter-se estável e continuar a empregar os 180 trabalhadores divididos pelos departamentos comerciais, call center, pós-venda, oficina, rent-a-car, marketing, informática, auditoria interna, controlo de qualidade, financeiro, administrativo, jurídico, de contabilidade e recursos humanos.
Ao REGIÃO DE CISTER, o diretor-geral da empresa fez um balanço das três décadas de atividade, traçando, ainda, as perspetivas para o futuro. “Visão, estratégia, liderança, formação, inovação, espirito de grupo, respeito pelas normas e valores das empresas”, foram algumas das palavras-chave escolhidas por Nuno Veríssimo para explicar o sucesso da Benecar, na qual o cliente é o “principal ativo, o bem mais precioso”.
A empresa foi criada em 1991 e três anos depois transferiu-se para a Moita do Gavião, onde está alocada ainda hoje. No início do milénio as instalações foram ampliadas e durante os últimos 20 anos, a empresa inaugurou a Benerent, que funciona atualmente no Parque das Nações, em Lisboa. No entanto, o maior investimento foi a construção da primeira “Cidade Automóvel” do País, há dois anos, em que foram aplicados 10 milhões de euros em 50 mil metros quadrados de exposição automóvel, 7 mil metros quadrados de área técnica e 13 mil metros quadrados de showroom. “Foi o culminar de um forte empenhamento, estratégia, visão e racionalização que levou ao reconhecimento do cliente e à necessidade de fazermos um forte investimento para aumentarmos a nossa capacidade instalada”, refere Nuno Veríssimo, afirmando que o caminho fica também marcado por algumas crises macroeconómicas e a “inevitável pandemia”.
Além do acompanhamento permanente aos clientes, uma das “imagens de marca“ da empresa, a Benecar também reforçou a aposta no marketing e comunicação, que se verifica no sucesso do segmento de vendas à distância, através do Contact Center. “Trata-se de uma das maiores rubricas da demonstração de resultados”, reitera o diretor-geral, recordando, ainda, as parcerias estabelecidas com a televisão, com rádios locais e nacionais, como patrocinador principal da equipa do Vitória SC e da equipa de futsal do Sporting, e também com o apresentador Fernando Mendes e com o músico Tony Carreira.
Para o futuro, a empresa pretende crescer acima dos 50 mil clientes fidelizados e continuar a evoluir na inovação e desenvolvimento da Cidade Automóvel.