Um robô denominado “Ipilhómetro”, construído pelos alunos Bernardino Guerra e Tomás Dourado, do Instituto Educativo do Juncal (IEJ), foi premiado, na semana passada, no projeto “Geração Depositrão”, uma das atividades mais antigas do programa Eco-Escolas.
O trabalho dos alunos do IEJ foi concebido com resíduos de equipamento elétrico e eletrónico em fim de vida, sendo que o objetivo passa por alertar todos os alunos para a importância da recolha de pilhas e, em simultâneo, para o facto de a criatividade permitir a realização de tarefas desta qualidade.
A “Geração Depositrão” surgiu através de uma parceria com a ERP – Portugal, Associação Gestora de Resíduos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, e fomenta o incentivo para a recolha e correto encaminhamento de resíduos e equipamentos elétricos e eletrónicos, em vários formatos, consoante o nível de ensino. Participaram nestas atividades criativas 357 escolas de todo o País, tendo os alunos realizado trabalhos em vários escalões.
Os alunos do Instituto Educativo do Juncal premiados idealizaram e conceberam o “Ipilhómetro” que foi merecedor da referida distinção depois de um trabalho coordenado pelo professor Cláudio Santos.