A proposta “Desagregação da União de Freguesias de Pataias e Martingança” foi chumbada pelos eleitos da Assembleia de Freguesia no último dia de novembro, pondo fim, para já, à pretensão de um grupo que defende a separação e a reposição da antiga freguesia da Martingança.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Os cinco eleitos (o do Nós Cidadãos, três do PS e um do PSD) que assinaram o pedido de sessão extraordinária para debater a desagregação votaram favoravelmente, enquanto os restantes oito optaram por chumbar a proposta.
Não foi suficiente para convencer a bancada social-democrata a apresentação de argumentos a favor da separação, explicados com detalhe por Gonçalo Morins, um dos elementos do grupo pró desagregação.
“Esta união de freguesias foi criada contra a vontade da população e na Assembleia Municipal não foi votada a proposta de agregação”, lembrou o munícipe, ciente de que a Martingança passaria a ser a freguesia mais pequena do concelho de Alcobaça. “Não é uma crítica à gestão do executivo, mas uma questão de aproveitar a janela de oportunidades que permite reverter o que foi imposto”, acrescentou o martingancense. “Ou deixam passar e vai à Assembleia Municipal e a seguir à Assembleia da República ou ficamos por aqui, mas espero que saibam o que estão a transmitir à população da Martingança que estão a lavar as mãos como Pilates”, sublinhou Gonçalo Morins, que pediu a abstenção do PSD, “de forma a validar a vontade da população da Martingança”, numa alusão às 528 assinaturas angariadas até então.
O presidente da Junta, Valter Ribeiro, explicou o parecer entretanto emitido – e exigido por lei – no qual defende que seja efetuado um estudo externo que analise a viabilidade da freguesia da Martingança. O autarca defende a análise cuidada à situação antes de qualquer tomada de decisão.
O resultado da votação não agradou ao público da Martingança presente, que se insurgiu sobretudo contra a intervenção do social-democrata e martingancense Paulo Pereira, para quem a freguesia da Martingança ganhou com a união à freguesia de Pataias.