Terça-feira, Janeiro 31, 2023
Terça-feira, Janeiro 31, 2023

Assembleia de Freguesia chumba proposta de desagregação de Pataias e Martingança

Data:

Partilhar artigo:

A proposta “Desagregação da União de Freguesias de Pataias e Martingança” foi chumbada pelos eleitos da Assembleia de Freguesia no último dia de novembro, pondo fim, para já, à pretensão de um grupo que defende a separação e a reposição da antiga freguesia da Martingança.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Os cinco eleitos (o do Nós Cidadãos, três do PS e um do PSD) que assinaram o pedido de sessão extraordinária para debater a desagregação votaram favoravelmente, enquanto os restantes oito optaram por chumbar a proposta.

Não foi suficiente para convencer a bancada social-democrata a apresentação de argumentos a favor da separação, explicados com detalhe por Gonçalo Morins, um dos elementos do grupo pró desagregação.

“Esta união de freguesias foi criada contra a vontade da população e na Assembleia Municipal não foi votada a proposta de agregação”, lembrou o munícipe, ciente de que a Martingança passaria a ser a freguesia mais pequena do concelho de Alcobaça. “Não é uma crítica à gestão do executivo, mas uma questão de aproveitar a janela de oportunidades que permite reverter o que foi imposto”, acrescentou o martingancense. “Ou deixam passar e vai à Assembleia Municipal e a seguir à Assembleia da República ou ficamos por aqui, mas espero que saibam o que estão a transmitir à população da Martingança que estão a lavar as mãos como Pilates”, sublinhou Gonçalo Morins, que pediu a abstenção do PSD, “de forma a validar a vontade da população da Martingança”, numa alusão às 528 assinaturas angariadas até então.

Região de Cister - Assine Já!

O presidente da Junta, Valter Ribeiro, explicou o parecer entretanto emitido – e exigido por lei – no qual defende que seja efetuado um estudo externo que analise a viabilidade da freguesia da Martingança. O autarca defende a análise cuidada à situação antes de qualquer tomada de decisão.

O resultado da votação não agradou ao público da Martingança presente, que se insurgiu sobretudo contra a intervenção do social-democrata e martingancense Paulo Pereira, para quem a freguesia da Martingança ganhou com a união à freguesia de Pataias.

AD Footer

Artigos Relacionados

Andar com o escritório numa mão

Fábio Filipe tinha duas opções: passar das funções de club manager para área manager de um clube de...

‘Dragão’ Stephen Eustáquio marca e conquista Taça da Liga de futebol

Stephen Eustáquio teve papel bastante importante ao apontar o primeiro golo na vitória que deu ao FC Porto...

Oonify abre espaço dedicado à formação na Nazaré

A Oonify abriu, recentemente, na Nazaré, um novo espaço de formação, a que chamou de "Oonify Space". O novo...

Sons Com(n)Sentidos ouvem-se agora nos cavaquinhos e percussão da Cercilei

Em cima do palco, os homens apresentam-se de suspensórios, as mulheres levam uma bandolete na cabeça. Todos vestem...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!