Domingo, Maio 28, 2023
Domingo, Maio 28, 2023

Assembleia de Freguesia chumba proposta de desagregação de Pataias e Martingança

Data:

Partilhar artigo:

A proposta “Desagregação da União de Freguesias de Pataias e Martingança” foi chumbada pelos eleitos da Assembleia de Freguesia no último dia de novembro, pondo fim, para já, à pretensão de um grupo que defende a separação e a reposição da antiga freguesia da Martingança.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Os cinco eleitos (o do Nós Cidadãos, três do PS e um do PSD) que assinaram o pedido de sessão extraordinária para debater a desagregação votaram favoravelmente, enquanto os restantes oito optaram por chumbar a proposta.

Não foi suficiente para convencer a bancada social-democrata a apresentação de argumentos a favor da separação, explicados com detalhe por Gonçalo Morins, um dos elementos do grupo pró desagregação.

“Esta união de freguesias foi criada contra a vontade da população e na Assembleia Municipal não foi votada a proposta de agregação”, lembrou o munícipe, ciente de que a Martingança passaria a ser a freguesia mais pequena do concelho de Alcobaça. “Não é uma crítica à gestão do executivo, mas uma questão de aproveitar a janela de oportunidades que permite reverter o que foi imposto”, acrescentou o martingancense. “Ou deixam passar e vai à Assembleia Municipal e a seguir à Assembleia da República ou ficamos por aqui, mas espero que saibam o que estão a transmitir à população da Martingança que estão a lavar as mãos como Pilates”, sublinhou Gonçalo Morins, que pediu a abstenção do PSD, “de forma a validar a vontade da população da Martingança”, numa alusão às 528 assinaturas angariadas até então.

Região de Cister - Assine Já!

O presidente da Junta, Valter Ribeiro, explicou o parecer entretanto emitido – e exigido por lei – no qual defende que seja efetuado um estudo externo que analise a viabilidade da freguesia da Martingança. O autarca defende a análise cuidada à situação antes de qualquer tomada de decisão.

O resultado da votação não agradou ao público da Martingança presente, que se insurgiu sobretudo contra a intervenção do social-democrata e martingancense Paulo Pereira, para quem a freguesia da Martingança ganhou com a união à freguesia de Pataias.

AD Footer

Artigos Relacionados

HC Turquel goleia Entroncamento e sela regresso à elite do hóquei em patins nacional

O HC Turquel goleou o Entroncamento (6-1), numa partida referente à 25.ª e penúltima jornada da Zona Sul...

Despiste rodoviário causa um ferido grave em Évora de Alcobaça

Um despiste rodoviário, ocorrido na tarde desta sexta-feira, na freguesia de Évora de Alcobaça, provocou ferimentos graves a...

HC Turquel: regresso à elite nacional à distância de 1 ponto

1 ponto (apenas 1!) na receção ao Entroncamento no próximo dia 27 de maio (21 horas) garante, de...

Physioclem investe em novas instalações em Alcobaça

Já estão abertas as portas da nova “casa” da Physioclem em Alcobaça, na mesma rua onde há mais...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!