Terça-feira, Novembro 26, 2024
Terça-feira, Novembro 26, 2024

Região tem quatro dezenas de escolas “amigas das crianças”

Data:

Partilhar artigo:

Os concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós estão bem representados na lista de escolas que, este ano, foram distinguidas com o selo “Escola Amiga da Criança”.

No total, foram 40 os estabelecimentos de ensino da chamada região de Cister que, no presente ano, mereceram a distinção, sendo que, em alguns dos casos, as atribuições foram baseadas em mais do que um projeto.

No concelho de Alcobaça, foram distinguidas 32 escolas, mais 29 do que no ano passado. No concelho da Nazaré, o galardão foi atribuído a cinco estabelecimentos de ensino (menos oito) e já no concelho de Porto de Mós foram três as escolas – menos uma – que receberam a distinção.

Região de Cister - Assine já!

A nota de maior destaque nas escolas dos três concelhos acaba por ser direcionada para a EB 2 da Benedita, uma vez que o estabelecimento de ensino alcançou o mérito em seis projetos. A saber: “Juntos seremos mais escola”; “Ação de sensibilização ‘Laço Azul’”; “Benefícios da capacitação parental e associativa na formação das crianças e jovens”; “Dias do bem estar”; “Economia Educação” e “Jovens guardiões do Rio Vale da Franca”.

O projeto, que segue na 5.ª edição, é uma iniciativa levada a cabo pela Confederação Nacional das Associações de Pais, pela LeYa Educação e pelo psicólogo Eduardo Sá, e que tem como grande objetivo distinguir as escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, sendo que, dessa forma, estão a dar um forte contributo para um desenvolvimento feliz da criança no enquadramento do respeito espaço escolar, bem como o de elevar a partilha das boas práticas.

O selo “Escola Amiga da Criança” visa exultar as escolas onde as comunidades educativas (alunos, professores, auxiliares e pais) se envolvem na concretização de projetos adicionais para que os alunos sejam mais felizes no espaço escolar. Outra das ideias pretendidas com a entrega destas distinções passa também pelo reconhecimento feito aos estabelecimentos de ensino que consigam atingir o objetivo de partilhar com os agentes educativos de todo o país, bem como com a sociedade em geral, as ideias consideradas excecionais que as próprias escolas conseguiram desenvolver, e que permitem às crianças e aos jovens terem à sua disposição, e cada vez mais, um caminho para um percurso que se quer enriquecedor, isto sem esquecer a importância de um desenvolvimento pessoal e social mais integrado e também harmonioso.

AD Footer

Os senhores da guerra

Artigos Relacionados

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Continente abre loja Bom Dia na Benedita

A loja Continente Bom Dia abriu, esta quinta-feira, portas na vila da Benedita, na Avenida Padre Inácio Antunes,...

Coleções da Vista Alegre conquistam prémios internacionais de design

A Vista Alegre, que está a celebrar os 200 anos, tem agora mais motivos para celebrar. Sete coleções...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!