De cara lavada. Assim está o pavilhão do Externato Cooperativo da Benedita (ECB). O espaço está pronto para receber as centenas de alunos que, semanalmente, ali praticam desporto e que, desta forma, passam a ter ao dispor um equipamento remodelado, onde a segurança e a comodidade estão de braço dado.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A intervenção “obrigou” a um investimento de cerca de 300 mil euros, ainda que feito de forma faseada. A empreitada, suportada na maioria pelo Instituto Nossa Senhora da Encarnação, que gere o ECB, teve a comparticipação da Câmara de Alcobaça em valores a rondar os 150 mil euros.
As remodelações de maior encargo destinaram-se à renovação da cobertura e também do piso. Além disso, foram realizados trabalhos de melhoramento ao nível da iluminação, da eletricidade e da canalização. Desta forma, o recinto está agora “mais funcional, seguro e cómodo” para usufruto das crianças e jovens que o frequentam diariamente.
A utilização do pavilhão também poderá ser feita pela comunidade, sendo que, neste caso concreto, a gestão, em termos de disponibilidade do recinto, entenda-se, é feita pela Junta da Benedita.
Trata-se, no fundo, de um protocolo que visa fomentar a prática desportiva na freguesia. Além dos alunos do ECB que ali realizam as aulas de Educação Física, o espaço serve as equipas de futsal do Externato Cooperativo da Benedita que competem nas provas federadas e há também a juntar outras equipas que podem passar a utilizar o pavilhão para as mais variadas modalidades desportivas. Caso, por exemplo, do futsal, nomeadamente a equipa da Ribafria. Ou, num futuro próximo, também do voleibol e/ou do basquetebol, modalidades que têm vindo a crescer nos últimos tempos na freguesia da Benedita.
Ao REGIÃO DE CISTER, o diretor pedagógico do Externato Cooperativo da Benedita salienta a necessidade de realização destas intervenções, dando conta da importância que as mesmas têm para todos os utilizadores do espaço. “Era, de facto, um dos objetivos que tínhamos em mente e sobre o qual temos vindo a trabalhar. Além dos alunos e das equipas do Externato Cooperativo da Benedita, o pavilhão pode também ser utilizado por todos os munícipes, sendo que, nesse caso concreto, a gestão em termos de horários de funcionamento, cabe à Junta da Benedita”, sublinha Nuno Rosa, que foi também pronto a elogiar o apoio da autarquia: “Não posso deixar de agradecer todo o apoio dado pela Câmara de Alcobaça. Sem essa ajuda, não seria possível concretizar esta obra”. É, também, nesse sentido, que ficou protocolada a abertura deste espaço a todos os munícipes. “Temos cerca de 1.000 alunos do ECB que, semanalmente, utilizam o pavilhão, mas o equipamento está também completamente recetivo a receber outros munícipes do concelho de Alcobaça”, acrescenta Nuno Rosa, que abriu as portas do espaço ao REGIÃO DE CISTER.
O renovado pavilhão do ECB já se encontra em funcionamento, para gáudio de alunos, fregueses e munícipes.