Cyril Gouveia é o novo presidente da Associação de Moradores e Amigos (AMA) de Paredes da Vitória, tendo sido eleito, por unanimidade, na sessão da Assembleia Geral de maio, na qual estiveram presentes mais de 50 associados. A segurança é uma prioridade da Direção.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Entre os planos da nova equipa, com 17 elementos, está o de tornar a praia vigiada mais cedo, antes do verão, quando as temperaturas já são convidativas para fazer praia. “A ideia é a associação assegurar nadador-salvador aos fins de semana e feriados em abril e maio”, explicou ao REGIÃO DE CISTER o dirigente.
A preocupação da Direção é legítima. No ano passado um jovem perdeu a vida nas Paredes, depois de desaparecer no mar. O incidente ocorreu a 14 de junho, quatro dias antes do arranque oficial da época balnear naquela praia, quando entram ao serviço as equipas de nadadores salvadores. A segurança durante a época de verão é garantida pelos três concessionários e toda a vigilância fora desse período terá de ser custeada de outra forma. “Ser aos feriados e fins de semana não é o ideal, mas ajuda”, defende Cyril Guveia.
O principal evento promovido pela AMA são as festas na verão, que acontecem na última semana de julho, quando a praia está repleta de turistas. “Queremos encontrar um suporte para patrocinar bandas mais conhecidas”, revela Cyril Gouveia, apostado em atrair mais visitantes a Paredes da Vitória.
“Dinamizar a praia” é o lema do presidente, que, por outro lado, está ciente dos constrangimentos de estacionamento no acesso às Paredes. Há um parque de estacionamento, junto ao Parque de Merendas, situado a cerca de 500 metros e acentuada inclinação. “Entendo que seja um fator de exclusão da praia. As pessoas acabam por escolher outra praia pela dificuldade no caminho a pé de volta ao carro”, refere o empresário, explicando que a equipa está a procurar “soluções para melhorar a mobilidade nas Paredes”, sem querer, contudo, adiantar “para já” mais detalhes.
Prolongar a estadia de quem escolheu o areal para fazer praia é outra das missões a que se propõe a Direção. “É importante dinamizar os finais de tarde para as pessoas terem como ficar na praia mais tempo”, defende o presidente.
A AMA tem vários projetos em construção, sendo que a maior parte “depende de terceiros”. Na área dos desportos de areal, está no horizonte uma ideia pioneira, bem como um projeto direcionado para as famílias.
Mais do que certo é o regresso das tardes de fitness e de atividades para as crianças. No próximo mês, o arraial de verão das Paredes deverá surgir renovado e com novo cartaz, ainda a ser ultimado. Cyril Gouveia não quer revelar ainda as novidades, mas deixa escapar que serão os ingredientes certos para atrair mais visitantes.