“Café Kanimambo” é o título do segundo romance de Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, que se estreou na literatura como poeta. Publicado no passado mês pela Suma de Letras, o livro dá a conhecer uma história de suspense inspirada em factos reais sobre “justiça social” e apresenta uma “narrativa hardcore”.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A ação desenrola-se “num verão de que não há memória na Lagoa de Albufeira” e é centrada na vida de “quatro homens que têm pouco em comum e que, contra todas as expetativas, veem-se subitamente envolvidos numa espiral de sexo, vergonha, castigo, justiça popular, crimes sexuais, homens e demónios”. São eles Vítor Batista, um ex-futebolista do Benfica, caído em desgraça e alcoólico que acabou os seus dias como coveiro em Setúbal, o Doutor Paulo, um deputado da nação que tenta esconder um segredo obscuro, o Senhor Braz, proprietário de uma loja de brinquedos em Benfica, que podia ser feliz, mas não consegue, e o Raça, um operador de máquinas com um sonho simples.
O livro sucede a “Bairro Sem Saída”, editado em 2021, cuja narrativa decorre durante as décadas de 1970 e 1980 na Brandoa, bairro da Amadora, onde o músico e escritor cresceu. À semelhança do primeiro romance, “Café Kanimambo” também tem ligação à sua infância e juventude.
“A Lagoa de Albufeira foi o local onde passei as minhas férias entre os 6 e os 18 anos de idade. Neste livro conto algumas histórias que vivi”, afirma o autor, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. “A única personagem real é Vítor Batista, com quem convivia. Lembro-me quando lançava a bola para a janela do café”, acrescenta.
O livro vai ser oficialmente lançado na Fnac do Colombo, em Lisboa, no próximo dia 20, às 19 horas. Depois, a obra vai ser apresentada em festivais literários de norte a sul do País, incluindo, muito provavelmente, o Books & Movies, em Alcobaça. Entretanto, Fernando Ribeiro já se encontra a preparar o seu terceiro romance, cuja ação se vai desenvolver numa região que tem marcado mais recentemente a sua vida: o Oeste, em especial o concelho de Alcobaça. Mais um livro da estrela do rock portuguesa que não deixará certamente ninguém indiferente.