Terça-feira, Setembro 26, 2023
Terça-feira, Setembro 26, 2023

Cistermúsica celebra a música no feminino na 31.ª edição

Data:

Partilhar artigo:

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

“Música no Feminino” é o tema central da 31.ª edição do Festival de Música de Alcobaça que arranca no próximo dia 30 e se estende até 30 de julho.

Ao longo de um mês, o Cistermúsica vai homenagear compositoras menos conhecidas do grande público, tais como Inés Badalo, Maria de Lourdes Martins, Clara Schumann, Madalena Casulana, Barbara Strozzi, Fanny Mendelssohn ou Cécile Chaminade, e, em simultâneo, celebrar os 150 anos de Sergei Rachmaninoff.
A efeméride incontornável desta edição é assinalada com “cinco propostas artísticas que homenageiam o nascimento do genial pianista e compositor e serão apresentadas por músicos de referência internacional como Pavel Gomziakov, Tatiana Samouil, Andrei Korobeinikov e Eleonora Karpukhova”, avança a Banda de Alcobaça, Associação de Artes.

Confirmados para esta edição que volta a contar com a direção artística de André Cunha Leal estão também os ensembles italianos Cappella Neapolitana António Florio e Micrologus, Christian Lindberg (maestro, compositor e trombonista) ou o ensemble espanhol The Ministers of Pastime, que colabora frequentemente com Jordi Savall.

Região de Cister - Assine Já!

No que diz respeito aos concertos sinfónicos, vão passar este ano pelo Cistermúsica a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Filarmónica Portuguesa, a Orquestra XXI, a Jovem Orquestra Portuguesa, a Banda Sinfónica Portuguesa e a Banda Sinfónica de Alcobaça. Teremos a oportunidade de escutar obras de S. Rachmaninoff, R. Wagner, F. Mendelssohn, M. Mussorgsky, J. Brahms, C. Schumann, L. Bernstein, G. Mahler e I. Badalo, entre outros.

À programação principal da 31.ª edição do Festival de Música de Alcobaça juntam-se as propostas de “Outros Mundos”, “Júnior e Famílias”, “Redes” e “Rota de Cister”, que serão reveladas ao longo das próximas semanas.

Na totalidade, vão ser apresentados “mais de 40 espetáculos que levarão reconhecidos artistas e agrupamentos aos mais emblemáticos locais do nosso património arquitetónico, fator que é uma das imagens de marca do Cistermúsica”, adianta a organização, através de um comunicado.
A realização do festival volta a contar com o apoio dos mecenas BPI / Fundação “La Caixa” e Égide – Associação Portuguesa de Artes, o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura, a parceria estratégica do Município de Alcobaça e a parceria institucional da Direção-Geral do Património Cultural/Mosteiro de Alcobaça.

AD Footer

Artigos Relacionados

Jovem helitransportado para o hospital após despiste de velocípede na Vestiaria

Um jovem, de 22 anos, sofreu ferimentos grandes na sequência de um despiste do velocípede que conduzia. O...

Futebol: Ginásio entra no campeonato com pior derrota da história

Há dias verdadeiramente para esquecer. Que o diga o Ginásio, que este domingo, viveu um dos capítulos mais...

Bendita casa Nova!

Se há coisa que me dá prazer, é chegar a casa e seguir um cheirinho bom até à...

Técnico Sílvio Castanheiro fez 25 anos de carreira

Não são todos os anos que se comemoram 25 anos de carreira e, por isso, o técnico Sílvio...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!