Cinco títulos de campeão nacional, nove presenças em finais, 18 novos recordes pessoais, dois novos máximos absolutos do clube e quatro de categoria. Este foi o saldo do Clube de Natação de Alcobaça (CNAl) nos campeonatos nacionais de juvenis, juniores e seniores/Open Portugal, que se realizou durante o passado fim de semana, no Complexo Olímpico de Coimbra.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Começamos pelos títulos e, neste capítulo, impera o nome de Leonardo Cruz. O jovem sagrou-se campeão nacional em 100 metros costas, 200 metros estilos e 400 metros estilos, somando ainda a medalha de bronze nos 400 metros livres. Além disso, o nadador, que integra o Centro de Alto Rendimento de Rio Maior estabeleceu novos máximos do clube em 100 metros estilos e 400 metros estilos.
Mas Constança Tomás não quis ficar atrás e conquistou dois títulos nacionais em juvenis B. A nadadora distinguiu-se das demais nas disciplinas de 200 metros mariposa e de 200 metros estilos, sendo 3.º classificada no escalão de juvenis (A+B).
Mas o fim de semana desportivo levou para Alcobaça, além das medalhas, novos máximos. Que o diga Daniel Tsykal, que quebrou os anteriores recordes do clube em 100 metros e 200 metros bruços, ambos no escalão sénior.
O Clube de Natação de Alcobaça esteve representado por seis nadadores, com destaque também para Rita Silva, que alcançou a medalha de bronze na prova de 200 metros bruços, em juvenis, e para Ana Ferreira e Ana Silva, que obtiveram uma e duas novas marcas pessoais, respetivamente.
Os bons resultados nos diversos escalões permitiram obter o 6.º lugar na classificação coletiva de juvenis A, o 7.º posto e juvenis B e a 9.ª posição na geral do escalão (A+B).
A competição em Coimbra reuniu 773 nadadores em representação de 116 clube nacionais e estrangeiros, sendo que, entre eles, estiveram também duas nadadoras com as cores do Benedita Sport Club Natação.