O dia 21 de maio de 2023 jamais sairá da memória de Tiago Silvestre. O jovem craque do Ginásio partiu a tíbia e o perónio no embate diante do Caldas B – a contar para a 29.ª jornada da Divisão de Honra de futebol –, num lance que tão cedo não esquecerá.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Volvidos dois meses, o médio ofensivo, natural da Boavista, na Maiorga, encontra-se em fase de recuperação, à procura de conseguir a melhor “finta” da sua carreira.
“Foi um momento muito doloroso. No calor do momento, e ainda com a adrenalina do jogo, não tive muitas dores, mas as horas seguintes foram angustiantes. Nunca tinha tido tantas dores na minha vida”, assumiu Tiago Silvestre ao REGIÃO DE CISTER.
Mas a mentalidade do talentoso dos azuis é a de um vencedor. Por isso, e apesar de nos primeiros dias ter sido complicado “ver a luz ao fundo do túnel”, a verdade é que o “chip” rapidamente mudou para o caminho que teria pela frente: “rapidamente mudei o foco e comecei a pensar naquilo que podia fazer para voltar o mais rápido possível à minha vida normal”. É que, fruto da lesão – a mais grave da carreira –, Tiago Silvestre ficou impedido de continuar a trabalhar (labora numa agência de publicidade em Alfeizerão). Atualmente, os dias são passados em repouso ou na clínica onde faz, diariamente, uma hora de fisioterapia. “Tem corrido bem e as perspetivas são boas”, disse o futebolista, de apenas 22 anos, dando conta de que espera “em outubro ou novembro” poder começar a fazer a pré-época. “Tudo dependerá de como reagir o meu corpo”, acrescentou, demonstrando uma forte convicção de que voltará o quanto antes a fazer uma das coisas de que mais gosta. E no clube do coração, que considera estar a ser muito importante para a sua recuperação. “Tenho recebido um apoio fantástico por parte dos meus colegas, dos treinadores, dirigentes e Direção. Têm sido todos impecáveis comigo, dando-me sempre uma palavra de força para voltar o mais rapidamente possível”, sublinhou.
A última temporada, de resto, estava a ser a época de afirmação para Tiago Silvestre. Além de ter tido a oportunidade de envergar a braçadeira de capitão dos azuis, na goleada sobre o Mirense (7-0) à 2.ª jornada, o alcobacense já contabilizava 13 golos em 29 jogos, registo que lhe conferia o estatuto de melhor marcador dos azuis, liderados pelo técnico Leandro Santos.
Assumindo ter a consciência de que não será fácil pois começará a época com alguns meses de atraso, Tiago quer voltar a mostrar a faceta de craque e ultrapassar a grave lesão que sofreu será, por isso, a melhor finta com as cores do Ginásio.
É que a carreira de Tiago Silvestre confunde-se, desde 2009, com a história do azuis e a conquista de um filho da casa é, por certo, a vitória de uma família inteira. A do Ginásio, no caso, que voltará a contar com a qualidade (amplamente reconhecida) de mais um ginasista de alma e coração.