A equipa feminina da Associação Desportiva Nazaré 2022 (AD Nazaré 2022) sagrou-se, no passado domingo, vice-campeã nacional de futebol de praia, um feito nunca atingido na história do recente clube. E apenas perdeu diante da AD Pastéis da Bola (3-5), equipa que, com este título, ergueu o cetro pela segunda temporada consecutiva.
Este conteúdo é apenas para assinantes
No Estádio Desportos Praia, no Porto, Érica Ferreira adiantou a formação lisboeta logo no primeiro minuto, mas a resposta da formação nazarena não tardou muito e Anastasiia Terekh, aos seis minutos, empatou a contenda. Joana Serrano operou a reviravolta três minutos depois, mas o segundo período viria a revelar-se decisivo para o desfecho final do campeonato nacional feminino. A AD Pastéis da Bola voltou a entrar mais forte e traduziu esse domínio no marcador: aos quatro minutos, Adriele Rocha restabeleceu a igualdade e, a dois minutos do fim do período, Andreia Silva completou nova reviravolta, sendo que a jogadora viria ainda a marcar no último minuto, ampliando a vantagem para as detentoras do título nacional.
No derradeiro período, a formação de Lisboa aumentou a vantagem para três golos, logo no primeiro minuto, e o melhor que as nazarenas conseguiram foi reduzir, através de um golo de Susana Silva, já à entrada para o último minuto do encontro.
Desta forma, a AD Pastéis da Bola revalidou o título nacional e voltou a ser “carrasco” de uma formação da Nazaré. É que na época anterior, a equipa lisboeta bateu o Sótão (3-2) na final da competição.
Ainda assim, a AD Nazaré 2022 só pode ficar orgulhosa do trajeto alcançado na temporada que agora finda. A turma liderada por Henrique Piló terminou a 1.ª fase no 2.º posto, com 7 pontos, posição que valeu a qualificação para a fase final do campeonato. Nas meias-finais, disputadas no passado sábado, também no Estádio Desportos Praia, as nazarenas eliminaram o Sandgames Figueira (4-3), garantindo o acesso ao duelo decisivo e, desde logo, a melhor classificação do clube fundado durante o ano passado.