Respeitar a tradição é honrar o passado. E só assim se pode viver o presente e construir o futuro. É assente nesta base que vai voltar a realizar-se a festa anual da Vestiaria, em honra de Nossa Senhora da Ajuda.
Este conteúdo é apenas para assinantes
As celebrações começam já amanhã e terminam no domingo, sendo que, na próxima sexta-feira (de amanhã a uma semana) é feito o encerramento oficial dos festejos.
A organização do evento, a cargo da Comissão de Festas e que conta com o apoio da União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (Ufav), está apostada em voltar a oferecer uma festa carregada de tradição e simbolismo e, para o efeito, preparou um cartaz que promete. Música e animação não vão faltar, mas também é importante ressalvar a qualidade gastronómica que é outra das principais imagens de marca da festa da Vestiaria.
Além disso, as comemorações deste ano vão trazer uma novidade aos visitantes: o concurso do arroz doce. Trata-se de uma iniciativa que surgirá em substituição do concurso do melhor doce e que, no mínimo, promete deixar a população a… salivar. Porque, tal como diz o ditado popular, o que é doce nunca amargou.
As perspetivas para uma grande festa são, portanto, enormes, tal como, de resto, fica bem patente nas palavras da presidente da Ufav. “Tal como sempre acontece, a Comissão de Festas está a trabalhar arduamente, com o apoio necessário da Ufav, para que possamos oferecer uma festa de grande qualidade a todos quantos nela participem. Além de toda a dinâmica já no fim de semana que está aí à porta, também teremos, no próximo dia 8 [sexta-feira], as cerimónias religiosas e o encerramento dos festejos”, projetou Isabel Fonseca, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
O início das celebrações está agendado para as 18 horas de amanhã, sendo que, 30 minutos depois, começa a atuar o dj “Rui Alx”. O restaurante abre às 19:30 horas e duas horas mais tarde sobe ao palco a banda “Key Love”.
O próximo sábado começa com a tal novidade: o concurso “o melhor arroz doce”. Esta iniciativa tem início marcado para as 17 horas. As refeições no restaurante começarão a ser servidas às 19 horas, ao mesmo tempo que vai atuar o grupo “Pharol”. A banda “Enigma” vai dar espetáculo a partir das 21:30 horas, sendo que a música pela madrugada dentro ficará a cargo do dj “Nigga”.
O próximo domingo arranca às 9 horas, com o peditório pelas ruas da freguesia acompanhado pela Banda da Vestiaria. O restaurante servirá almoços a partir das 12 horas, sendo que para as 15 horas está agendada a missa, seguida de procissão, presidida pelo padre Tiago Roque. Às 17:30 horas, haverá concerto da Banda da Vestiaria e uma hora mais tarde atuará o Rancho Folclórico do Acipreste. Acácio Gomes subirá ao palco às 20 horas.
Para o próximo dia 8, fica reservada a missa em honra de Nossa Senhora da Ajuda (20:30 horas), seguida de procissão das velas. Às 21:30 horas, haverá pastelaria, filhoses e café d’avó, antes do encerramento dos festejos (23 horas). A (doce) festa da Vestiaria promete…