“Nazaré, maior que a vida” é o mote do novo vídeo promocional da Nazaré, lançado no feriado municipal, que se assinalou na passada sexta-feira. O trabalho está nomeado para prémio no Art&Tur’23 – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorre em outubro em Caldas da Rainha.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Elaborado pela agência Oonify para a Câmara da Nazaré, o vídeo, de cerca de três minutos e meio, tem como narrador o ator nazareno Graciano Dias. “A intenção do vídeo era a promoção, mas desta vez a opção foi mudar um bocado de estilo, com uma figura incontornável da Nazaré”, disse o presidente da Câmara na reunião do executivo da passada segunda-feira. Walter Chicharro enalteceu a “fantástica qualidade do texto e do enredo do filme” e destacou, com satisfação, “os muitos milhares de visualizações e partilhas” do vídeo.
Na reunião de Câmara, a vereadora do PSD considerou o trabalho “excecional e maravilhoso”. No entanto, Fátima Duarte deixou a crítica: “Espelha a essência da Nazaré mas não espelha a realidade da Nazaré”. Já o vereador da CDU em substituição, António Caria, foi de poucas palavras, dizendo apenas que o vídeo “está bem feito”.
Como descreve o município em nota pública, a produção “recorre a bibliografia da antiguidade e a frases imortalizadas por escritores clássicos, ilustrando o saber dos grandes teóricos com as imagens de marca do concelho”, numa viagem pelas “paisagens e símbolos identificativos da Nazaré, que o mundo foi conhecendo, nos últimos anos, com as estrondosas ondas grandes da Praia do Norte e a sua visualização a partir do imponente Forte de São Miguel Arcanjo”. A Câmara assume que o vídeo retrata a modernidade conjugada com as raízes históricas e culturais, mostrando que a Nazaré “se apresenta como um dos destinos turísticos de referência e uma das marcas que mais tem promovido Portugal no estrangeiro na última década”.
A ação do vídeo promocional começa e termina no mar e espelha o orgulho pelo traje das sete saias, pelas tradições, pelo mar, pelas origens e linguagem pitoresca, pela devoção a Nossa Senhora da Nazaré, pelo património, natureza e atividades do território.
A Oonify, empresa sediada na Nazaré, que assina mais este trabalho, tem-se destacado na área com vários prémios recebidos, tanto nas categorias de vídeo, como pela criatividade e originalidade.
Joaquim Henriques, CEO da Oonify, atesta que se tratou de um projeto que a empresa desenvolveu com “gosto especial”. Citado numa nota de imprensa da Câmara, o gestor refere ainda que os criativos estão “esperançosos de trazer para a Nazaré, desta vez, um prémio atribuído a um vídeo da Nazaré”.