A 9.ª edição do Books & Movies terminou, no passado domingo, com uma homenagem à artista e cantora Lúcia Moniz, durante a gala do Festival Literário e de Cinema de Alcobaça.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Numa conversa descontraída com o amigo de longa data Pedro Granger, que apresentou o evento, a atriz recordou a infância na ilha Terceira, nos Açores, e o início do seu percurso que começou com a música e que ficou marcado pela vitória no Festival da Canção da RTP de 1996, quando tinha apenas 19 anos.
Os papéis e os processos de casting no teatro e na ficção nacional também foram lembrados, assim como as personagens no cinema mais marcantes, como é o caso de “Aurélia” à qual deu vida no filme britânico “O Amor Acontece”, de 2003, realizado por Richard Curtis, em que contracenou com Colin Firth, e também de “Bela” que interpretou em “Listen”. Com este papel na curta-metragem de Ana Rocha de Sousa, Lúcia Moniz foi distinguida com vários prémios nacionais e internacionais.
Antes de encerrar o evento com a interpretação da canção “Um amigo é um dom”, da sua autoria, a atriz e cantora deu ainda a conhecer o trabalho que tem vindo a desenvolver na área do teatro com jovens, crianças e adultos na associação cultural Gerónima, sediada na Praia da Vitória, na ilha Terceira.
Durante a gala foi também comemorado o centenário dos poetas Eugénio de Andrade, Mário Cesariny e Natália Correia e celebrados os 100 anos da Walt Disney, cujos clássicos foram interpretados ao vivo pela Banda Sinfónica de Alcobaça. Na ocasião, o presidente da Câmara, que se referiu às artes como “o pilar da felicidade”, lançou o desafio de juntar na próxima edição do festival todos os escritores do concelho. Hermínio Rodrigues adiantou ainda que pretende “reforçar a vertente educativa” no evento do próximo ano. Este ano, o Books & Movies apresentou mais de 80 sessões nas diversas áreas artísticas.