Quem tem passado nos últimos dias na freguesia do Vimeiro terá reparado, por certo, numa diferença acentuada em várias estradas da freguesia. Isto porque, no passado mês de novembro, a Junta decidiu avançar para uma obra de repavimentação de várias artérias, tendo, para o efeito, investido cerca de 75 mil euros.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A empreitada durou apenas duas semanas a ficar concluída e, dessa forma, a Rua das Hortas, a Rua São João Batista, a Travessa do Junco Branco, a Rua da Calçada, a Travessa do Cuco, a Rua Cabeço do Aguilhão, a Rua do Covado, a Rua Casal Apupos e a Rua Constantino Santos apresentam-se, agora, de “cara lavada”.
Os tapetes alcatroados oferecem uma segurança muito maior a todos os automobilistas que por ali circulam diariamente – não só os residentes na freguesia, como também a restante população que utiliza aquelas estradas aquando das suas deslocações -, mas, além disso, salienta-se a questão estética. Porque ainda antes da colocação do alcatrão, o executivo teve também o cuidado de proceder a uma limpeza profunda das bermas das estradas.
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o presidente da Junta salienta a necessidade que havia de realizar esta intervenção devido à antiguidade da rede viária da freguesia.
“Temos de reconhecer que as estradas no Vimeiro já há bastante tempo que não eram reparadas, tinham algumas lacunas e, como tal, decidimos avançar com esta intervenção para requalificarmos a pavimentação”, explica Pedro Pombo. Ainda de acordo com o autarca, em causa está “a segurança dos automobilistas e dos peões”, sendo que, a juntar a isso, Pedro Pombo fala também da “imagem que a freguesia faz questão de dar, tanto aos seus fregueses, como também a todos os visitantes que passam ou vêm ao Vimeiro”.
Com o processo já concluído nas referidas artérias – o que significa quase meia freguesia com alcatrão novo -, o passo seguinte será alcatroar… o resto. A ideia está em estudo e provavelmente a Junta do Vimeiro vai passar da teoria à prática no próximo ano.
“Estas questões carecem sempre de bastante estudo e reflexão, uma vez que estamos a falar de obras que têm um peso significativo nas contas da Junta, mas posso garantir que vamos avançar para a repavimentação das restantes estradas da freguesia”, assinalou o autarca, não escondendo que o desejo é que isso aconteça “durante o próximo ano”.
Ainda no que diz respeito às vias de acesso existentes no Vimeiro, refira-se que os funcionários da Junta também têm estado em ação nas zonas de mato que proliferam em toda a freguesia e, nesse sentido, têm sido feitos trabalhos de limpeza florestal para minimizar os riscos de incêndio no verão.
“É uma grande preocupação nossa e, como tal, decidimos agir com antecipação para que estejamos prontos para qualquer situação de perigo no que concerne à época dos fogos”, concluiu Pedro Pombo.