A S.A. Marionetas encerrou 2023 com um total de 116 apresentações em oito países, neste que foi um “ano de grandes viagens e aventuras” que ficou marcado por um prémio internacional, conquistado na Sérvia.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Em balanço, a companhia alcobacense avança que viajou “de carro e avião cerca de 76,236 kms em Portugal e pelo mundo”, tendo apresentado “116 espetáculos em 52 localidades de Espanha, França, Itália, Hungria, Turquia, Sérvia, China e Portugal”.
“Foi o ano em que mais viajámos”, sublinha o diretor artístico da S.A. Marionetas ao REGIÃO DE CISTER. José Gil revela que o ano em que a companhia assinalou os seus 25 anos vai ficar para a história, não só pelas digressões internacionais, mas também pelo convite dos Coldplay que recebeu para manipular marionetas nos concertos da banda em Coimbra, no passado mês de maio. “Não temos palavras para descrever esta experiência que nos deixou com um orgulho gigante e sentido de reconhecimento pelo trabalho feito até hoje”, sublinha a S.A. Marionetas.
O ano de 2023 ficou ainda marcado pela edição de quatro livros: três volumes da coleção “Cadernos de Teatro de Marionetas S.A.Marionetas”, assim como a publicação biográfica “S.A. Marionetas 25 anos a trabalhar para o boneco”, lançada durante a 26.ª edição do festival Marionetas na Cidade, realizada em outubro, em Alcobaça.
O prémio “Acting/ Manipulation Skills” (Melhor manipulação) com o espetáculo “Etc”, um original de José Gil, Natacha Pereira e Sofia Vinagre com manipulação de José Gil, Natacha Pereira e Sofia Vinagre, conquistado n no 30.º Festival de Teatro para Crianças em Subotica, na Sérvia, em setembro, marca também o ano em que a companhia assinalou o seu quarto de século.