Está em curso, desde o dia 4, a 13.ª edição do projeto “Heróis da Fruta”, uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) e que tem como principal objetivo promover o aumento do consumo diário de frutas e legumes nos estabelecimentos de ensino de todo o país.
Este conteúdo é apenas para assinantes
No presente ano letivo, são 1.105 escolas que estão integradas neste projeto, num total de 3.522 turmas. Segundo os dados divulgados pela APCOI, 75% dos estabelecimentos de ensino participantes são escolas públicas, ao passo que há 47,5% de turmas que estão a participar pela primeira vez.
Leiria é o sétimo distrito mais representado na lista de escolas inscritas (54) – Lisboa é o distrito que conta com mais escolas participantes (210) -, sendo que a chamada região de Cister conta com onze escolas na 13.ª edição do projeto.
Neste particular, destaque para o concelho de Alcobaça, que tem oito instituições participantes: EB 1/JI de Alcobaça, EB 1/JI de Aljubarrota, EB 1/JI do Areeiro, EB 1/JI Casal dos Ramos, EB1 da Cela (Centro Escolar), EB 1 de Alfeizerão, JI da Burinhosa e Fundação Vida Nova.
A Nazaré conta com dois estabelecimentos de ensino na iniciativa deste ano, no caso a EB de Famalicão e o JI da Confraria Nossa Senhora da Nazaré, ao passo que o Instituto Educativo do Juncal é o representante do concelho de Porto de Mós.
A dimensão deste projeto tem vindo a crescer bastante nos últimos anos e, dessa forma, não é de estranhar que no ano letivo em curso conte já com a adesão de 207 dos 308 municípios portugueses. Neste caso concreto, acrescente-se, Lisboa, Vila Nova de Gaia e Sintra são os três municípios com mais escolas participantes.
A iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil volta a contar, tal como de resto, acontece desde 2018, com o apoio da ALDI Portugal, sendo que, citado em nota de Imprensa, o responsável pela referida cadeia alimentar afirma que, através desta parceria, têm sido conseguidas “mudanças com um impacto duradouro nos hábitos alimentares dos mais pequenos, estimulando o consumo diário de alimentos saudáveis”.
Ainda de acordo com Elke Muranyi, “quase metade (48,5%) das crianças participantes na edição anterior consumiram, pela primeira vez, pelo menos um hortofrutícola que nunca tinham experimentado antes”.
Também Mário Silva, presidente da APCOI, ressalva a importância deste projeto e a forma como o mesmo tem conseguido mudar hábitos alimentares nas crianças e nos jovens.“
Na última edição, o projeto Heróis da Fruta garantiu a ingestão de pelo menos 1 milhão de porções de fruta e conseguiu diminuir a ingestão de alimentos menos saudáveis nos lanches escolares em 55%. Um sucesso que só é possível alcançar graças ao envolvimento de todos os parceiros que apoiam esta iniciativa”, analisou o dirigente.