Ajudar o próximo. É este o principal objetivo de um conjunto de pessoas que há cerca de uma década dá corpo à Loja Social da Cáritas Paroquial de Turquel. Aliás, se maior prova fosse necessária, basta atentar no lema deste grupo: “O amor que transforma”.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O Grupo de Ação Social da Paróquia, que desde 2021 integra a Cáritas Diocesana de Lisboa, está há vários anos dedicado ao voluntariado na freguesia de Turquel.
Depois de uma primeira fase daquilo que consideram ser “o cumprimento de uma missão, de acordo com o que é pedido pelo evangelho”, o referido grupo passou a ter, de há 10 anos a esta parte, um espaço físico no centro da freguesia e que permite alargar horizontes nos objetivos definidos.
“A loja é pertença de um particular que, de forma tremendamente generosa, nos cedeu o espaço para que possamos dar corpo a esta nossa missão”, começa por dizer Ana Paula Félix, uma das mais ativas de uma equipa que é uma mescla de experiência com juventude: “Temos voluntários com 20 e poucos anos, assim como temos aqui pessoas com 70 anos de idade. O importante é mesmo o espírito comum.”
E o foco está sempre centrado em quem mais precisa. “É gratificante constatarmos que temos imensa gente disposta a ajudar, sendo que a pandemia trouxe imensos jovens ao nosso grupo. Dessa forma, estamos ainda mais bem preparados para auxiliar todos aqueles que precisam”, assume a responsável.
E o melhor elogio que se pode fazer a todas estas pessoas que, muitas vezes, pensam primeiro nos outros do que em si mesmas, é que a Loja Social de Turquel está quase sempre cheia de roupa para doar a quem mais precisa. “Estamos sempre atentos às necessidades dos outros. Em especial destaque à população de Turquel, mas também de outras freguesias do concelho”, sublinha.
Além da roupa, que é levada aos mais necessitados, o grupo trata também das compras de bens de primeira necessidade – saúde ou alimentares – aos mais idosos que não tenham familiares próximos que possam ajudar nessas tarefas. Mas há mais: a Junta de Turquel cedeu ao grupo um espaço na antiga escola primária da freguesia, onde estão também outros materiais mais robustos, tais como móveis, colchões, eletrodomésticos, etc.
O trabalho tem permitido “ajudar milhares de pessoas nos últimos anos” e a missão está longe de estar terminada. Afinal, em conjunto com a paróquia turquelense, há sempre mais a fazer. Pelos outros…