Na semana em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, o Cine-teatro da Nazaré vai servir de palco de exposições, entrevistas, conferências, sessões literárias e outras iniciativas culturais.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A “Semana Arte Mulher”, organizada pela Câmara da Nazaré e produzida pela Editorial Novembro, realiza-se entre hoje e o próximo sábado, e, nesta 3.ª edição, é dedicada às “Mulheres (I)migrant(e)s”.
“Promover, através da cultura, o debate para as questões de cidadania e de desenvolvimento sustentável” é o principal objetivo deste evento que pretende, em simultâneo, distinguir personalidades femininas que, “ao longo da sua vida pessoal e profissional, contribuíram para a divulgação da identidade, do património e da cultura do seu país”, avança a organização, através de um comunicado.
A programação da 3.ª edição da “Semana Arte Mulher” é inaugurada com duas exposições, uma de artes plásticas da autoria de Sandra Escudeiro, inspirada na literatura e constituída por bonecos exclusivos produzidos à mão, a partir da reciclagem de tecidos, e outra de fotografia, do jornalista e fotógrafo Pedro Mesquita, que irá, à noite, moderar uma conversa com mulheres imigrantes.
Agendado para as 21:15 horas, o encontro contará com a participação de Angélica Bolívar, presidente da Associação Huella Latina, Manuela Niza Ribeiro, perita em imigração, Mariana Mendes, licenciada em Relações Internacionais, Natalyia Khmil, representante da comunidade ucraniana no Conselho para as Migrações, e Sépideh Radfer, diretora do Centro de Iranologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O Dia Internacional da Mulher será assinalado com a apresentação da peça de teatro “Sozinha”, encenada por João Guisande e com participação especial da atriz Elsa Pinho.
A 3.ª edição da “Semana Arte Mulher encerra no dia seguinte com uma gala de entrega de prémios que irá premiar mulheres de diferentes áreas de intervenção. Alice Vieira, na literatura, Graça Morais, na pintura, Ana Mafalda Ferreira, no desporto, Isabel Soares, na educação, ou Rosa Monteiro, na igualdade e cidadania, são algumas das personalidades que serão galardoadas na cerimónia.
O Prémio Mérito Nazaré será entregue a Lurdes Barqueiro, do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, distinguida com o Prémio História e Identidade, e a escritora Isabel Ricardo receberá o Prémio das Artes e das Letras.