Este conteúdo é apenas para assinantes
A turma do 9.ºC da Escola Frei Estêvão Martins, em Alcobaça, foi a grande vencedora da etapa de progressão regional 2024 do projeto GERAt, que decorreu no passado dia 7 de maio, no pequeno auditório do Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha.
“Alcobaça, um destino lendário” foi o projeto apresentado pelos alunos daquele estabelecimento de ensino que integra o Agrupamento de Escolas de Cister (AE Cister), tendo sido desenvolvido em colaboração com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e envolvido “a maioria das disciplinas da turma”.
Em comunicado, o AE Cister detalhou mais pormenores sobre o trabalho dos jovens. “Com o objetivo de transformar Alcobaça num destino lendário, os alunos escreveram o livro, ‘Lendas por trás de Alcobaça’, elaboraram um mapa digital de lendas do concelho, iniciaram uma exposição virtual de lendas com recurso ao programa Frame VR e criaram ainda um QR code, que possibilitará o acesso a todo o trabalho desenvolvido a partir de um telemóvel”, pode ler-se.
O projeto GERAt é uma iniciativa inovadora, que surge no âmbito de uma parceria entre o Turismo de Portugal e a Direção-Geral da Educação, com o objetivo de “sensibilizar as gerações mais jovens para o potencial do turismo sustentável a nível local, nacional e internacional, através de dinâmicas interativas”. Na etapa regional, concorreram seis escolas da região Oeste, numa iniciativa que reuniu 40 escolas a nível nacional, distribuídas pelas respetivas etapas regionais.
Os alunos da turma do 9.ºC da Escola Frei Estêvão Martins vão representar a região Oeste na etapa “Final Nacional GERAt 2024”, que se realizará na próxima terça-feira, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.