O acesso principal ao Centro de Bem Estar Social (CBES) dos Montes vai ser deslocado e passará a fazer-se pela rua principal, de forma a melhorar as condições de trabalho na instituição.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A mudança é possível porque o CBES adquiriu, há cerca de oito anos, uma antiga taberna contígua, que permitirá aumentar o espaço da sede. Trata-se de um imóvel em avançado estado de degradação, que já está a ser recuperado.
“Não faz sentido as carrinhas serem carregadas ou descarregadas à chuva”, explica o presidente da Direção ao REGIÃO DE CISTER. Óscar Santos esclarece que o imóvel do lado tem cerca de 100 metros quadrados, o que possibilita que a porta principal do CBES seja deslocalizada para esse espaço. “Vamos melhorar os acessos e tornar o edifício mais central”, refere o diretor, que lembra que a instituição passa a estar de frente para a igreja. “É uma forma de criar condições para os utentes e para os funcionários”, resume o ex-presidente da antiga Junta dos Montes. Além de melhorar o acesso e tornar o edifício mais central, as obras vão permitir diminuir na distância que as funcionárias têm de percorrer entre as carrinhas e a cozinha da instituição.
A antiga adega estava muito degradada, com o telhado a cair. Atualmente, o prédio está rebocado, tem novo piso, faltando agora a cobertura. A intervenção está a ser feita com verbas da instituição, com a ajuda da Câmara, que forneceu materiais.
O CBES dos Montes presta serviço de apoio domiciliário e funciona como centro de dia. Tem 11 funcionários, mas a ideia é aumentar a equipa, já que a instituição apresentou candidatura ao PRR para melhorar a capacidade do apoio domiciliário, com melhorias nos espaços afetos àquela valência, como a cozinha e a lavandaria.
Uma das maiores preocupações da equipa de Óscar Santos é a segurança do edifício, não obstante a última vistoria ter aprovado as condições. “Em primeiro lugar, é preciso requalificar a instalação de gás, de forma a estar de acordo com as normas atuais”, sublinha o presidente da Direção.
A instituição está ao serviço da comunidade desde novembro de 1998, quando entrou em funcionamento a valência de apoio domiciliário. Seguiu-se, no ano seguinte, a valência de prolongamento do pré-escolar e em 2001 foi inaugurado o CATL. Desde 2002 que tem centro de dia e em 2005 passou a prestar apoio domiciliário aos fins de semana. Atualmente, o CBES dos Montes não tem qualquer valência de apoio à infância.