O autocarro “Creactivity” tem paragem marcada no concelho da Nazaré, trazendo “workshops destinados a despertar a engenhosidade das crianças” como “passageiros”. Nos dias 28 e 29 de outubro, o projeto vai estar junto ao Centro Escolar da Nazaré, rumando depois ao parque de estacionamento do Centro Escolar de Famalicão, onde vai estar no dia 30, das 9 às 13 horas e das 14:30 às 18:30 horas.
A iniciativa é da Fundação La Caixa/BPI, que, no âmbito do programa EduCaixa, que pretende “fomentar e promover a transformação da educação e, desta forma, responder às necessidades da sociedade do século XXI”. “Este novo projeto itinerante tem por objetivo fomentar a conceção de soluções originais para problemas simples. Os alunos participam em workshops com materiais do quotidiano e com ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias”, explica a Fundação La Caixa/BPI, citada em comunicado pelo Município da Nazaré. A entidade responsável pela iniciativa, salienta ainda que o autocarro Creactivity se converte numa unidade móvel totalmente adaptada, “para facilitar o acesso e a participação das pessoas com mobilidade reduzida”. “O veículo está equipado por dentro com bancos, mesas de trabalho e diversas provas preparadas para os alunos realizarem”, pode ler-se na mesma nota.
O espaço tem várias zonas preparadas para testar diferentes competências, tais como: “a zona da mecânica, com espaços de engrenagens, máquinas, berlindes e paintballs; a zona do Vento, com tubos de vento; a zona da eletricidade, e a zona da luz, com o sistema stopmotion, permitindo, ainda, a pesquisa com materiais, o planeamento, criação de novos desenhos, o uso de materiais comuns de novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática”.
Os workshops são dirigidos a grupos de alunos do ensino básico e secundário, entre os 6 e os 16 anos, e a grupos familiares. As sessões têm uma duração aproximada de 75 a 90 minutos e serão conduzidas por um animador.
O sistema de aprendizagem “Creactivity” é, segundo a entidade promotora, inspirado “no movimento Tinkering do Exploratorium de São Francisco, que combina tecnologias digitais e físicas para o design criativo, a construção e a personalização de objetos e artefactos com finalidade lúdica ou utilitária”.
O programa EduCaixa é dirigido a estudantes e docentes do ensino primário e básico, ensino secundário e ciclos de formação de grau médio e estimular o desenvolvimento de competências nas comunidades escolares.
AD Footer