Problemas estruturais em, pelo menos, um dos edifícios da Escola Básica 2,3 de Pataias levaram a Câmara de Alcobaça a suspender as obras de requalificação para a edificação do Centro Escolar.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o presidente da Câmara explica que foram detetadas fissuras na estrutura do imóvel “e a decisão foi suspender para avaliar”. Hermínio Rodrigues refere que serão efetuadas análises técnicas, que ajudem a determinar o estado real das infraestruturas. O edil não confirma a possibilidade de a solução ser construir de raiz, mas também não a afasta. “Espero que não”, refere Hermínio Rodrigues, numa alusão ao aumento de encargos e do prazo de execução.
Os problemas detetados estão relacionados com fissuras nas lajes e também com estruturas como a rede de gás. A empresa responsável pela empreitada faz o “resumo das condicionantes – rede de gás, corte do abastecimento de água do bloco em intervenção e pátios confinantes, e laje do 1.º andar partida nos cantos”.
Numa missiva enviada à Câmara a 11 de setembro, a empresa Nova Gente fala da “alteração do traçado da rede de gás e as condições estruturais do Bloco Poente que atualmente se encontra em intervenção (demolição)”, “condicionalismos que afetam a execução da empreitada em todas as frentes disponíveis, requalificação do Bloco Poente e implantação do novo edifício administrativo”. Dias depois, a empresa é clara: “uma vez que as condicionantes para a execução da empreitada ainda não foram solucionadas nem existe um prazo definido para a sua resolução, esgotámos as frentes de trabalho. Assim sendo, todos os trabalhos na obra em assunto serão suspensos”, com efeito a partir de 23 de setembro.
O assunto, levado à reunião do executivo municipal na passada segunda-feira, pode atrasar ainda mais um projeto que há muito é ansiado no Norte do concelho. O projeto de execução foi aprovado pela Câmara há dois anos e a obra chegou ao terreno este ano letivo. Os trabalhos estavam previstos para iniciar em julho, mas isso só foi uma realidade em setembro.
Com um orçamento de cerca de 5 milhões de euros, o Centro Escolar de Pataias é uma obra “essencial para que as crianças do norte do concelho tenham as mesmas condições e oportunidades de aprendizagem. Em todo o concelho estamos a fazer importantes investimentos e esta obra fará justiça a esta comunidade escolar que estuda e trabalha nesta escola há 40 anos”, salientou o presidente da Câmara, em junho, por ocasião da assinatura do auto de consignação.
A intervenção tem como objetivo requalificar os quatro blocos existentes e construir um novo edifício para funções administrativas, bem como um auditório. De acordo com o projeto, a entrada no estabelecimento escolar será também alterada.