A Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho da Nazaré (ADBSCN) recebeu um cheque de 2.800 euros, valor que resultou da recolha de roupa e calçado usados nos 28 contentores do Projeto Esperança e do Ultriplo espalhados pelo concelho.
O montante angariado será aplicado em necessidades imediatas da coletividade, como destacou Fábio Santos, um dos membros da ADBSCN, conforme se lê na nota de imprensa da Câmara.
O Projeto Esperança – Cooperativa de Solidariedade Social, CRL, um projeto nacional de recolha de roupa usada colocada em contentores, recolheu 23.110 quilos de têxteis e calçado, evitando que fossem descartados em aterros e lixeiras. Deste total, 480 quilos de roupa foram doados ao Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social da Nazaré (SAAS), ajudando famílias do concelho em situação de vulnerabilidade económica e social.
Segundo a autarquia, ao longo do ano de 2024 foram vandalizados e destruídos sete contentores, que “prejudicou o aumento da recolha e dos donativos”. Mas, ainda assim, os números são positivos: 42.158 quilos de têxtil e de calçado, com a Ultriplo a recolher 19.048 quilos e o Projeto Esperança 23.110 quilos.
O vereador da Câmara da Nazaré, Salvador Formiga, reforçou a importância deste projeto socioambiental. “Todos os anos, milhares de toneladas de têxteis vão parar a aterros, aumentando os custos de tratamento de resíduos. Valorizar esses materiais é um benefício para todos e para o meio ambiente”, afirmou o autarca, em comunicado de imprensa.
De salientar que os números de 2024 apenas superam os de 2021, quando foram recolhidos 25.069 quilos. Em 2022 foi batido o recorde (46.639 quilos) e em 2023 foram angariados 42.732 quilos.