Sábado, Fevereiro 14, 2026
Sábado, Fevereiro 14, 2026

Novo festival de Alcobaça celebra obra literária de Luís de Camões

Data:

Partilhar artigo:

“Alcobaça Inspira: Arte, Literatura e Paixão” é o nome do novo festival que chega ao concelho já na próxima segunda-feira e que celebra os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões.

Ao longo de duas semanas, o evento organizado pelo Município de Alcobaça apresenta variadas propostas culturais destinadas a diferentes faixas etárias que, além da literatura, incluem teatro, música, cinema, exposições, um concurso de fotografia e ainda uma feira do livro.

“Queremos envolver alunos, professores e o público em geral, celebrando a cultura no seu todo.Alcobaça, terra de artistas, é por natureza inspiradora e apaixonante”, sublinhou a autarquia, através de um comunicado, avançando que a programação, anunciada na passada terça-feira, decorre nos “principais espaços culturais da cidade, com destaque para o Panorama, o novo multiusos”.

Região de Cister - Assine já!

Um dos destaques é o espetáculo “Mar de Camões” que assinala a inauguração do equipamento, no próximo dia 28. O concerto que homenageia o grande poeta português reúne as vozes de Katia Guerreiro, Joana Amendoeira, Filipe Gonçalves, Elisa Rodrigues, Selma Uamusse, Natália Luiza, Baltasar Marçal e Tiago Torres da Silva e um ensemble composto por 20 músicos.

Na música, está ainda previsto o concerto encenado para famílias“Contos Cantados”, pela Companhia Trimagisto, no dia 4 do próximo mês, e a atuação da Banda Sinfónica de Alcobaça, no dia seguinte.

Sónia Balacó, Luísa Sobral, Vanda Furtado Marques, Jorge Serafim e João Tordo são alguns dos autores que vão marcar presença nesta primeira edição do festival, que traz também sessões de cinema, com a exibição dos filmes “Camões” de Leitão de Barros, no próximo dia 26, e “A Viagem do Rei”, de João Pedro Moreira, no dia 2 do próximo mês.

No teatro, a companhia alcobacense S.A. Marionetas apresenta a peça “Inês de Castro”, no próximo dia 29, no Panorama, e no dia 6 do próximo mês, os atores Virgílio Castelo e Maria Elisa Domingues sobem ao palco do Cine-teatro João D’Oliva Monteiro com a adaptação do clássico da Broadway “Cartas de Amor”, de A.R. Gurney, numa encenação de Paulo Sousa Costa, que assinala o encerramento do festival.

“(Des)velamentos de Pedro e Inês”, exposição coletiva de arte contemporânea, é inaugurada no Museu do Vinho, na próxima terça-feira e “As Plantas na Obra Poética de Luís Vaz de Camões” expõe aguarelas de Ursula Beau, no Panorama, a partir de segunda-feira. Recorde-se que, nos últimos anos, o Município de Alcobaça organizou o Books & Movies Festival Literário e de Cinema de Alcobaça, que é agora adaptado a um novo formato com o nome de “Alcobaça Inspira: Arte, Literatura e Paixão”.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Primeira Página

Artigos Relacionados

Mau tempo obriga ao corte de várias vias no concelho de Alcobaça

O mau tempo que se faz sentir no concelho de Alcobaça tem provocado constrangimentos na circulação rodoviária, levando...

Avenida Bernardino Lopes Oliveira encerrada ao trânsito devido ao aluimento de terras e queda de árvores

A Avenida Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, está encerrada ao trânsito devido ao aluimento de terras e...

Autogestão

É impossível ignorar a sensação de que a sociedade civil está sozinha neste país. Tem sido sintomático. É...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!