“Alcobaça Inspira: Arte, Literatura e Paixão” é o nome do novo festival que chega ao concelho já na próxima segunda-feira e que celebra os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões.
Ao longo de duas semanas, o evento organizado pelo Município de Alcobaça apresenta variadas propostas culturais destinadas a diferentes faixas etárias que, além da literatura, incluem teatro, música, cinema, exposições, um concurso de fotografia e ainda uma feira do livro.
“Queremos envolver alunos, professores e o público em geral, celebrando a cultura no seu todo.Alcobaça, terra de artistas, é por natureza inspiradora e apaixonante”, sublinhou a autarquia, através de um comunicado, avançando que a programação, anunciada na passada terça-feira, decorre nos “principais espaços culturais da cidade, com destaque para o Panorama, o novo multiusos”.
Um dos destaques é o espetáculo “Mar de Camões” que assinala a inauguração do equipamento, no próximo dia 28. O concerto que homenageia o grande poeta português reúne as vozes de Katia Guerreiro, Joana Amendoeira, Filipe Gonçalves, Elisa Rodrigues, Selma Uamusse, Natália Luiza, Baltasar Marçal e Tiago Torres da Silva e um ensemble composto por 20 músicos.
Na música, está ainda previsto o concerto encenado para famílias“Contos Cantados”, pela Companhia Trimagisto, no dia 4 do próximo mês, e a atuação da Banda Sinfónica de Alcobaça, no dia seguinte.
Sónia Balacó, Luísa Sobral, Vanda Furtado Marques, Jorge Serafim e João Tordo são alguns dos autores que vão marcar presença nesta primeira edição do festival, que traz também sessões de cinema, com a exibição dos filmes “Camões” de Leitão de Barros, no próximo dia 26, e “A Viagem do Rei”, de João Pedro Moreira, no dia 2 do próximo mês.
No teatro, a companhia alcobacense S.A. Marionetas apresenta a peça “Inês de Castro”, no próximo dia 29, no Panorama, e no dia 6 do próximo mês, os atores Virgílio Castelo e Maria Elisa Domingues sobem ao palco do Cine-teatro João D’Oliva Monteiro com a adaptação do clássico da Broadway “Cartas de Amor”, de A.R. Gurney, numa encenação de Paulo Sousa Costa, que assinala o encerramento do festival.
“(Des)velamentos de Pedro e Inês”, exposição coletiva de arte contemporânea, é inaugurada no Museu do Vinho, na próxima terça-feira e “As Plantas na Obra Poética de Luís Vaz de Camões” expõe aguarelas de Ursula Beau, no Panorama, a partir de segunda-feira. Recorde-se que, nos últimos anos, o Município de Alcobaça organizou o Books & Movies Festival Literário e de Cinema de Alcobaça, que é agora adaptado a um novo formato com o nome de “Alcobaça Inspira: Arte, Literatura e Paixão”.