Valado dos Frades e Famalicão uniram-se para resolver o problema crónico da falta de médicos de família e vão criar uma Unidade de Saúde Familiar (USF) com três médicos, anunciaram, na passada semana, as duas juntas de freguesia e a Câmara da Nazaré, em diferentes publicações.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A solução encontrada torna as vagas mais atrativas para os profissionais, uma vez que a remuneração numa USF é superior à praticada numa Unidade de Cuidados de Saúde Primários, como é atualmente o caso das freguesias de Valado e Famalicão. Por essa razão, os vários concursos públicos para a contratação de clínicos para estas unidades ficaram sempre desertos.
A proposta de criação da USF prevê a fixação de um médico em Famalicão e dois em Valado dos Frades, sendo que a sede da nova unidade ficará localizada em Famalicão.
“As conversações decorrem no sentido de estabelecer uma coordenação e uma equipa clínica, estando as autarquias a aguardar que médicos e enfermeiros interessados manifestem disponibilidade junto da entidade competente para integrar esta unidade”, refere uma nota pública da Câmara.
Inicialmente, estava prevista a integração das unidades de saúde de Famalicão e Valado na USF Global da Nazaré, mas esse cenário deixaria de fora a freguesia de Famalicão. A Junta local manifestou a sua oposição a essa possibilidade, sublinhando que “a decisão sobre o facto da população da freguesia de Famalicão deixar de poder aceder, na sua freguesia, a este serviço público (passando a ser a única no concelho da Nazaré nestas condições), deveria ser decidida pela população sob a forma de referendo local”.
Face a essa possibilidade, a Junta de Famalicão retomou as negociações com a Unidade Local de Saúde de Leiria, solicitando o início dos procedimentos necessários à criação de uma nova Unidade de Saúde Familiar. “Contamos, em breve, ter em Famalicão uma unidade de saúde remodelada e ampliada, integrada numa Unidade de Saúde Familiar que contemple também Valado dos Frades e uma equipa profissional de saúde dedicada a dar uma resposta tão necessária à população”, lê-se na publicação da Junta.
“Estamos confiantes de que, com esta proposta, será mais fácil fixar médicos nas nossas freguesias”, reagiu, por sua vez, a Junta de Valado dos Frades. Nesta vila, mais de metade dos utentes não tem médico de família. Em março de 2022, várias dezenas de pessoas manifestaram-se à porta da unidade de saúde para exigir médico para todos.