Terça-feira, Outubro 28, 2025
Terça-feira, Outubro 28, 2025

Vida renovada

Data:

Partilhar artigo:

No século IV d.C. a Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após o equinócio de primavera no Hemisfério Norte. Assim, instituiu-se que a Páscoa seria celebrada entre 22 de março e 25 de abril. Originalmente a celebração foi iniciada pelos judeus; mas com o cristianismo passou a ter um novo significado.

Os judeus relembram a passagem do anjo da morte durante o acontecimento da 10.a praga do Egito e denominam a Páscoa de “Pesach”[passagem]. Na tradição cristã a Páscoa é uma das mais importantes celebrações porque evidencia a ressurreição de Cristo como um dos mais relevantes eventos bíblicos para a humanidade. Os cristãos entendem a morte de Jesus como o derradeiro sacrifício voluntário que salvou a hu- manidade de seus pecados.

Através do sacrifício, a humanidade recebeu uma nova oportunidade. O que nos dá a entender que sem Páscoa, isto é, sem a “passagem” (morte e ressurreição) a fé dos cristãos não teria sentido prático. Então, na prática, mais do que um evento de cariz religioso, este é um evento de Fé que deve ser compreendido como um evento metafórico.

Região de Cister - Assine já!

A metáfora da ressurreição é uma aposta na esperança renovada; na busca pela afirmação da vida nova e na crença inabalável que a existência humana será capaz de se renovar. A Páscoa é uma oportuna metáfora para tudo que vivemos. Perante a crise social, cívica, moral; política e económica urge uma renovação imediata. Nos dias turbulentos como os de hoje, a metáfora da ressurreição ajuda-nos a caminhar com maior propósito. Então, se a Páscoa consiste em nascer de novo e se uma parte de nós deve ir para dar lugar ao renovado que essa decisão e ação comecem hoje.

É, por isso, tempo de desprender-se do antigo para dar lugar ao renovado. Somos seres em constante evolução, e quando caímos, levantamo-nos e aprendemos. Criamos novas oportunidades. Um novo EU pode mesmo renascer a cada dia se nos permitirmos caminhar com que esta certeza simbólica. Que a Páscoa faça renascer em nós o apego pela vida renovada. A todos e todas, Boa Páscoa e Renovações Felizes!

AD Footer

Artigos Relacionados

Guia gastronómico perpetua receitas antigas (e esquecidas) de Serro Ventoso

Um novo guia gastronómico que valoriza a cozinha e os pratos típicos de Serro Ventoso já está disponível,...

CD Pataiense renova sede e planeia retomar futebol jovem

Telmo Moleiro foi reeleito presidente do Clube Desportivo Pataiense (CDP) na assembleia-geral realizada a 26 de setembro. No...

Misericórdia de Alcobaça inaugura residências assistidas

Foram inauguradas, no passado dia 15, as residências assistidas da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, num acontecimento...

Bairro Feliz do Pingo Doce tem oito causas em votação na região

O programa Bairro Feliz, promovido pelo Pingo Doce, tem oito causas em votação nas lojas da região, com...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!