Sexta-feira, Agosto 22, 2025
Sexta-feira, Agosto 22, 2025

Cistermúsica Sacra celebra legado do padre Manuel Luís na reta final

Data:

Partilhar artigo:

O Cistermúsica Sacra, que trouxe pelo terceiro ano consecutivo diferentes propostas corais a emblemáticos espaços do concelho de Alcobaça durante o período pascal, está a chegar à reta final.

Antes do encerramento, que será assinalado este fim de semana, a iniciativa, organizada pela Banda de Alcobaça Associação de Artes (ABA), apresenta, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Turquel, um ateliê de música litúrgica, uma palestra e o concerto do Coro da Schola Cantorvm Colegiada de Cedofeita.

O ateliê, centrado naquele que foi um dos maiores impulsionadores da música litúrgica em português, o aclamado padre turquelense Manuel Luís, decorre sexta-feira no próximo sábado, sob a orientação de Nuno Miguel de Almeida. No âmbito desta atividade, que é dirigida à comunidade em geral, os participantes atuarão na Eucaristia de domingo da Divina Misericórdia, interpretando temas que incluem cantos gregorianos e música litúrgica contemporânea. Na ocasião, será assinalada a estreia de uma obra encomendada pelo Cistermúsica ao compositor Francisco Tavares.

Região de Cister - Assine Já!

Aberta ao público, a palestra, que se realiza este sábado, às 14 horas, será orientada por um dos seus discípulos, o padre António Cartageno — pedagogo e compositor ativo de música litúrgica —, e pelo Padre Rui Silva, que estudou academicamente o seu legado.

A programação da 3.a edição do Cistermúsica Sacra inclui ainda a atuação do Coro da Schola Cantorvm Colegiada de Cedofeita, no próximo sábado, às 16:30 horas. Dirigida por Nuno Miguel de Almeida, a formação coral convida os espectadores a redescobrir o valor espiritual e simbólico da Eucaristia como pilar fundamental da celebração pascal, num ambiente de reflexão e elevação musical.

Através deste formato pensado para celebrar a Semana Santa, a ABA reforça a sua oferta cultural, que se estende ao longo de todo o ano, com a continuidade já no final do próximo mês de junho, com a realização de mais uma edição do Festival de Música de Alcobaça.

Nesta 33.a edição, o Cistermúsica apresenta, em mais de meia centena de concertos, uma viagem sonora que vai muito além da música clássica, prometendo conquistar diferentes públicos.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Sede do PS/Alcobaça alvo de assalto através de arrombamento

A sede de Alcobaça do Partido Socialista (PS) foi alvo de assalto na passada semana, confirmou ao REGIÃO...

Faleceu Joaquim Piló, sindicalista e fundador do Bloco de Esquerda

Figura emblemática da Nazaré, pescador, histórico sindicalista e fundador do Bloco de Esquerda, Joaquim Piló faleceu, no passado...

Câmara da Nazaré apresenta queixa no Ministério Público após descargas

Depois do segundo episódio de contaminação da água do mar na Praia da Nazaré, o presidente da Câmara...

Tudo deve mudar para que tudo fique na mesma

Esta famosa frase de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, proferida pelo Príncipe de Falconeri, no romance “O Leopardo”, bem...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!