O Externato Cooperativo da Benedita (ECB) encerrou as comemorações dos 60 anos de existência prestando homenagem a colaboradores, docentes, ex-alunos, membros daquela comunidade escolar e muitos obreiros que contribuíram para construir a instituição tal como a conhecemos até aos dias de hoje. A cerimónia realizou-se no passado dia 4, no grande auditório do Centro Cultural Gonçalves Sapinho.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Depois de um momento protagonizado por Martim Oliveira, que, com recurso a um saxofone, abriu a tarde com uma interpretação musical, a gala seguiu com o visionamento de um documentário elucidativo de toda a história do INSE/ECB e, posteriormente, as homenagens e vários testemunhos de alguns protagonistas no trajeto dos últimos 60 anos.
“Em 60 anos passaram gerações, transformou-se uma região e a escola, essa escola, foi sempre o fator da mudança. E o que faz dela um caso de estudo a nível nacional. Fomos os primeiros na Península Ibérica quando pensámos na organização como cooperativa de suporte ao ensino, estivemos entre os primeiros na formação de adultos, mas também no lançamento dos cursos técnico-profissionais”, começou por referir o presidente do Conselho de Administração do Instituto Nossa Senhora da Encarnação, entidade tutelar da licença de funcionamento do ECB. “Hoje, 60 anos depois da aventura dos fundadores, temos orgulho no que conseguimos construir”, apontou Nuno Sardinha, adiantando que, nesta lógica e num futuro próximo, parte das instalações vão ser requalificadas, existindo já um “projeto de cobertura do polidesportivo descoberto, construção de uma sala para aparelhos de ginástica e obras no pavilhão desportivo”.
A cerimónia ficou também marcada pelo voto de confiança de Nuno Sardinha em Marisa Ferreira, que substituirá Nuno Rosa no cargo de diretor pedagógico do ECB a partir do próximo ano, referindo que o trabalho de quem está na instituição deve sempre ser premiado. O ainda diretor pedagógico também deixou algumas palavras. “Tudo o que conseguimos foi porque trabalhámos em equipa, tentei incutir e criar esse espírito da melhor forma ao longo destes anos”, partilhou o dirigente cessante, assegurando que irá “continuar a servir o ECB da melhor maneira possível”.
Até setembro, Nuno Rosa ainda vai liderar os desígnios da escola, estando, por isso, presente na XVII Edição dos Cadernos do ECB, que se realizará já na próxima terça-feira, no pequeno auditório do Centro Cultural Gonçalves Sapinho.
Aleb com lote reservado para a inovação
Uma das novidades so ECB foi avançada pela presidente de Junta da Benedita, Maria Lurdes Pedro, que garantiu a reserva de um lote na Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB), com 5 mil metros quadrados, para ser protocolada entre ECB, Junta e Câmara de Alcobaça, e funcionar como um centro de inovação.
“A única coisa que queremos é que nasça um projeto direcionado à formação, à educação, às empresas que possa ajudar o tecido empresarial da região a ter bons profissionais e a fortalecer a economia local”, referiu a autarca eleita pelo PSD.