É já no próximo ano letivo que vai arrancar, nas instalações da IPConsult, o Curso de Especialização Tecnológica (CET) nas áreas de Mecatrónica Automóvel e Planeamento e Controlo de Processos. A consultora, sediada no Pinhal Fanheiro, na freguesia do Bárrio, torna-se assim a primeira empresa do concelho de Alcobaça a obter aprovação para a abertura de um CET.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Consideramos que este é um marco para a região. Ser a primeira empresa do concelho de Alcobaça a lançar um CET reconhecido reforça o nosso compromisso com a qualificação e com as necessidades do setor automóvel, que está em franca expansão”, reagiu o gerente da consultora, citado em comunicado. Segundo o mesmo documento, o lecionamento das matérias vai avançar num “espaço equipado para garantir uma formação técnica de excelência”.
O curso pioneiro no concelho em entidades deste âmbito destina-se a jovens recém-formados do 12.º ano, bem como a adultos, empregados ou desempregados, que “pretendam obter uma qualificação profissional especializada e com alta empregabilidade”.
Numa fase inicial, a primeira turma poderá receber 20 alunos, mas os objetivos são maiores. ”A IPConsult espera que a recetividade do curso permita o crescimento do projeto nos próximos anos”, avança Pedro Januário, citado em comunicado.
No distrito de Leiria, só o Instituto Politécnico de Leiria disponibiliza esta oferta, que permite dotar os formandos com o nível cinco do Quadro Nacional de Qualificações. A formação assume-se como “uma ponte direta para o mercado de trabalho ou, em alternativa, para o prosseguimento de estudos no ensino superior”, segundo a empresa.
O CET nas áreas de Mecatrónica Automóvel e Planeamento e Controlo de Processos oferece uma formação com foco na prática e na inovação, sendo devidamente “orientada para as exigências reais das empresas do setor”.
A Mecatrónica Automóvel é uma das áreas abrangidas pelo curso, assumindo-se também como uma das que tem registado “maior crescimento na procura de jovens alunos, muitos deles oriundos do ensino profissional”, empurrando as entidades formadoras para aumentarem o nível e a capacidade de resposta no ensino desta área.
A consultora conta já com uma década no ramo da qualificação de jovens e adultos, pretendendo afirmar-se como “agente de mudança na formação profissional da região, respondendo às exigências de qualificação com soluções concretas e de impacto”.
Com mais de 50 formadores, a IP Consult é um centro formativo certificado pela pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho em múltiplas áreas, estendendo os serviços a entidades em Portugal.