Alcobaça está prestes a receber o festival “Marionetas na Cidade” que nesta 28.ª edição apresenta, em nove locais, e, ao longo de nove dias, 13 espetáculos de onze companhias oriundas de três países, quatro exposições e ainda uma oficina de manipulação.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Apostar em companhias portuguesas e em produções realizadas maioritariamente em Portugal, com uma forte componente pedagógica e diversidade temática, foi o nosso principal objetivo para a programação deste ano”, avança José Gil, diretor artístico da S.A. Marionetas, companhia responsável pela organização do evento, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
A abertura do festival é assinalada no próximo dia 27, com a estreia da peça “Quantum – A Origem”, em frente ao Mosteiro, às 22 horas. A primeira parte da nova produção do coletivo alcobacense, desenvolvida com bonecos de grande dimensão e inspirada em desenhos de alunos das escolas da região, propõe uma viagem desde a criação do universo até à saída da vida do meio aquático. “Quantum Evolução”, a segunda parte do projeto, com divulgação marcada para o próximo ano, transportará o público pela evolução das espécies.
A apresentação da peça “O Menino Eterno” pelo grupo Fio D’Azeite, no Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, a 4 de outubro, com interpretação em Língua Gestual, é outro dos destaques desta 28.ª edição que recebe, no mesmo dia, os espetáculos “Adamastor”, da Nuvem Aquarela, e “Céu Salgado”, do Boca de Cão – Teatro de Rua e Formas Animadas, em espaços ao ar livre. É também no primeiro sábado do próximo mês que o festival acolhe as únicas duas companhias internacionais participantes. De Inglaterra, Clive Chandler traz à Praça 25 de Abril a peça “Punch & Judy” e, de Espanha, o grupo Xarop Teatre apresenta “El Pirata Barba”, na Praça da República.
Nesta edição, está também a cargo da S. A. Marionetas a apresentação dos espetáculos “Cabaret Voltaire”, no dia 3 do próximo mês, e “A Rosa e os Três Namorados e o Barbeiro Diabólico”, no dia seguinte.
A programação do festival inclui ainda quatro exposições que estarão abertas ao público a partir do próximo dia 28. “O Amor das Produções S.A. Marionetas”, “Pelo sim, pelo não – As marionetas da série de televisão Felp” e Quantum A Origem” podem ser visitadas no Armazém das Artes, assim como uma série de fotografias do processo de construção e de apresentações do espetáculo “Lúmen – Uma História de Amor, da S.A.Marionetas, que estará em destaque nas montras do comércio local do centro histórico da cidade.