Três projetos portugueses foram premiados na cerimónia dos Prémios Internacionais de Arquitetura e Design com Pedra Portuguesa, realizada no Palácio da Bolsa, no Porto, durante a Gala StonebyPortugal. Um deles contou com a intervenção da Solancis, sediada na Benedita, e dois têm o selo da LSI Stone, instalada na freguesia das Pedreiras.
O Museu da Tolerância, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, empreendimento no qual a LSI Stone participou, foi reconhecido na categoria “Espaço Público”. A mesma empresa, do concelho de Porto de Mós, viu ainda ser galardoado um projeto em parceria com a Granoguli, Lda – Portugal, na categoria “Inovação”. Esta distinção refere-se à empreitada do Perelman Performing Arts Center, em Nova Iorque, também nos Estados Unidos.
Por sua vez, a Solancis foi distinguida pelo projeto do Hotel Montebelo Mosteiro de Alcobaça, obra bem conhecida dos alcobacenses que contou com a participação dos arquitetos Souto de Moura e Luís Peixoto. Esta distinção insere-se na categoria “Arquitetura”.
A Gala StonebyPortugal foi organizada pela Associação Portuguesa da Indústria de Recursos Minerais (Assimagra), sediada em Porto de Mós, que destacou, numa nota informativa, o evento como “mais do que uma entrega de prémios”. “Foi uma celebração da criatividade, da excelência e da autenticidade que caracterizam o setor da pedra natural em Portugal”, lê-se no comunicado. A cerimónia reuniu empresas, arquitetos e designers que transformam a pedra portuguesa em arte e projetam o talento nacional pelo mundo.


