O projeto Parque Infantil do Miradouro da Azelha foi o grande vencedor da edição de 2025 do Orçamento Participativo (OP) da freguesia de São Bento. O anúncio foi feito numa cerimónia que decorreu no passado dia 19 de outubro, na Curraleira, local onde foi inaugurada a proposta vencedora do último ano.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Susana Nogueira foi a proponente da empreitada que será realizada neste primeiro ano do segundo mandato na presidência da Junta de São Bento, Luís Ferraria, que, contactado pelo REGIÃO DE CISTER, falou sobre a importância do orçamento participativo para a freguesia. “É uma forma de termos as pessoas de todas as localidades da freguesia unidas e envolvidas a pensar em projetos que acrescentem valor à freguesia”, afirma o autarca agora eleito pelo PSD. “É um bom exercício para contribuir para o trabalho da Junta com novas ideias”, justifica.
Relativamente ao projeto que venceu neste orçamento participativo, o líder do executivo da Junta de São Bento diz que será uma oportunidade de “criar um espaço agradável para crianças e pais”, que unirá esta zona de fruição pública à vista do Miradouro da Azelha, um local que contempla uma vista sobre toda a serra envolvente, permite observar os muros de pedra seca característicos da região e que já dispõe de um parque de merendas e de uma churrasqueira.
O anúncio do vencedor foi feito durante a inauguração do projeto distinguido no ano de 2024: o “Memorial à Nossa Gente”, proposto pelo freguês Nuno Silva, naquela que foi uma cerimónia carregada de emoção, que decorreu na Curraleira, apesar da chuva.
“A presença da população e das individualidades locais, incluindo a benção do padre Tarcísio demonstra a importância deste projeto que presta tributo à identidade e história da nossa comunidade”, escreveu a Junta de São Bento numa nota informativa. Sobre este projeto, Luís Ferraria explicou que a empreitada visou “criar uma zona de homenagem e lazer com bancos e mesas para a população da Curraleira”, sendo, simultaneamente, um local de homenagem.
O orçamento participativo da freguesia de São Bento já decorre há três anos, tendo sido uma iniciativa trazida por Luís Ferraria com o intuito de “permitir que as pessoas se motivem a fazer projetos e desenhos nas localidades onde vivem”.
Uma vez mais quer o projeto inaugurado, quer a empreitada vencedora, que será realizada até ao dia da apresentação do Parque Infantil do Miradouro da Azelha, foram realizados com o orçamento de 5 mil euros, verba que se manterá para o concurso do próximo ano que, de acordo com o presidente da Junta de São Bento, decorrerá nos mesmos moldes.


