A Assembleia Municipal de Alcobaça teve de proceder a uma nova eleição da Mesa, depois de se verificar que a lista aprovada na sessão de tomada de posse, realizada a 24 de outubro, não cumpria a lei da paridade. A situação foi corrigida na sessão ordinária da passada terça-feira.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A Mesa para o mandato de 2025-2029 passa agora a ser composta por Carlos Marques, presidente da Assembleia Municipal; Eduardo Marques, primeiro secretário; e Susana Coito, segunda secretária. A lista única, apresentada pelo PSD, foi aprovada com 32 votos a favor e um voto em branco.
Carlos Marques explicou que a repetição da votação foi necessária para “dar cumprimento à lei da paridade, que falhou na votação do dia 24 de outubro”. A oposição não deixou de assinalar o erro: a deputada do PS, Eugénia Rodrigues, considerou que a primeira sessão, na qual o partido já se tinha abstido na votação, ficou “ferida de ilegalidade”, enquanto António de Lemos, da CDU, criticou o facto de os documentos enviados para a sessão extraordinária não esclarecerem a razão da nova eleição. O presidente da Câmara, Hermínio Rodrigues, assumiu também responsabilidades pelo erro.
Durante a sessão, Carlos Marques aproveitou para apresentar e dar as boas-vindas aos novos vereadores, membros da Assembleia Municipal e presidentes de junta. A próxima sessão ordinária está agendada para 12 de dezembro, às 20:30 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça.


