Quinta-feira, Março 19, 2026
Quinta-feira, Março 19, 2026

Terceira idade foi replicada por quem ajuda a enfrentá-la

Data:

Partilhar artigo:

Não faltou a vontade de ir à casa de banho nos momentos mais inconvenientes. Reclamou-se por causa das sessões de atividade física e das eternas dores que os assolam. Recordaram-se os tempos idos em que o corpo se permitia a fazer de tudo um pouco, o fado veio à baila, e recriou-se o difícil processo de envelhecimento: as rugas, a falta de autonomia, as memórias a voltarem a cada instante, o olhar sobre as fotografias que relembram vidas intensas, a sensação de que o tempo é cada vez mais curto e a beleza que se aprende a apreciar com o passar dos anos.

Através de uma recriação (brilhante), os animadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Alcobaça e da Nazaré enveredaram pelo papel de artistas e celebraram a Gala Sénior “Envelhecer em Alcobaça: Retrospectiva 2025”, tornando os “seniores” em meros espectadores num “espetáculo” (leia-se vida) em que são eles os atores principais. As comemorações decorreram nos passados dias 21 e 22, no Cine-teatro João d’Oliva Monteiro, em Alcobaça, e juntaram 450 utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) de Alcobaça e da Nazaré ao longo dos dois dias.

Simularam-se diferentes cenários pelos quais passam os utentes – como a visita dos familiares, a título de exemplo –, houve forte interação com a plateia e evocaram-se as tradições que tinham maior expressão nos tempos de juventude. Desde a emigração, às iguarias, às danças e aos costumes de então. Cantaram-se temas com a ajuda da fadista Carla Roxo e celebrou-se a vida de cada um dos espectadores.
Reavivaram-se os tempos alegres e houve espaço para momentos de introspeção, onde também a solidão foi retratada. O momento era dedicado aos seniores e foi com esse objetivo que nasceu a ideia de criar um verdadeiro espetáculo em forma de homenagem a cada um dos idosos do concelho.

Foi a segunda vez que os verdadeiros atores passaram a… espectadores e os espetáculos, exibidos em dois dias, marcaram o regresso da gala sénior, cinco anos depois.

“O espetáculo foi pensado e preparado por 16 animadores, que se juntaram e ensaiaram em tempo recorde – apenas em janeiro – para dinamizar o espetáculo”, contou Maria da Luz Carneiro, da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, ao REGIÃO DE CISTER, notando que “os idosos gostaram bastante” e que é “sempre algo que os delicia”. “Leva-nos a pensar que é pena que não seja mostrado à comunidade. É um espetáculo que faz refletir sobre a problemática da terceira idade”, sublinhou.

A 6.ª edição da gala sénior, organizada pela Coordenação das Instituições de Apoio ao Idoso, foi dinamizada por 16 animadores socioculturais do concelho de Alcobaça e da Nazaré, a quem competiu escrever todo o texto e representá-lo, num momento simbólico (e emotivo) que não deixou ninguém indiferente na plateia do Cine-teatro João d’Oliva Monteiro. Foi bonita a festa!

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Primeira Página

Artigos Relacionados

A Casa leva prémio Garrafeira do Ano 2025 para Alcobaça

A Casa, garrafeira situada em plena zona histórica de Alcobaça, conquistou o título de “Garrafeira do Ano 2025”,...

Voluntários recolhem 870 quilos de lixo na Praia das Paredes

Em apenas duas horas, 73 voluntários retiraram 870 quilos de resíduos da Praia de Paredes da Vitória, na...

Município de Alcobaça volta a trocar papel por plantas na cidade e nas freguesias

O Município de Alcobaça volta a promover os “Dias + Verdes”, uma iniciativa dedicada à sensibilização ambiental que...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!