Terça-feira, Abril 16, 2024
Terça-feira, Abril 16, 2024

Aluguer do Mosteiro para eventos causa dúvidas

Data:

Partilhar artigo:

O aluguer do Mosteiro de Alcobaça para eventos está a levantar alguma celeuma, tendo sido já cancelado um pedido para a realização de um casamento, após exigências feitas pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC). 

O aluguer do Mosteiro de Alcobaça para eventos está a levantar alguma celeuma, tendo sido já cancelado um pedido para a realização de um casamento, após exigências feitas pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC). 
“A lei é omissa, porque tudo no espaço alugado tem de ser adaptado, tendo em conta as características do monumento Património da Humanidade“, afirmou Jorge Pereira de Sampaio, diretor do Mosteiro de Alcobaça. Confirmando a não realização de um banquete e baile de casamento, o dirigente explica que “não houve autorização para o aluguer do espaço de baile nem no refeitório, nem nos dois claustros menores. Foi apenas autorizada a montagem da tenda para esse fim no Claustro do Rachadouro, mas que, por sua vez, não tem estrutura para casas de banho”, justificou Jorge Pereira de Sampaio. Os noivos optaram, então, por outra solução fora do monumento.
O diretor do Mosteiro salienta, ainda, que “os banquetes a ter lugar no Mosteiro terão de ser realizados fora do horário de funcionamento do monumento”, por forma a evitar a “perturbação dos visitantes com a montagem dos espaços”.
A tabela publicada estabelece, dentro dos 23 monumentos autorizados para tal, preços para o aluguer de cada um dos espaços. No caso de um casamento no Mosteiro o custo pode ascender a milhares de euros.
Desde o dia 1 de julho que o Mosteiro pode ser alugado para jantares, cocktails, eventos culturais, sociais e académicos, filmagens para televisão e cinema, através de um despacho conjunto dos gabinetes dos secretários de Estado da Cultura e Adjunto e do Orçamento. 
Sobre a procura do espaço para este tipo de aluguer, Jorge Pereira de Sampaio admite que tem “efetivamente” havido procura, mas “os pedidos acabaram por não se concretizar, por coincidirem, desde logo, com o horário de funcionamento do Mosteiro”. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Três mulheres identificadas pela PSP de Alcobaça por furtos em hipermercados

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Alcobaça intercetou e identificou, na passada terça-feira, dia 9 de abril,...

Circulação alternada de trânsito na EN362, no concelho de Porto de Mós

A EN362, na Ribeira de Cima, concelho de Porto de Mós, está a ser alvo de uma intervenção...

E se fôssemos um País de Poetas?

este mesmo ano em que celebramos os 500 anos do nascimento do nosso poeta maior, Camões, pergunto-me como...

Jüra nomeada para os prémios Play

Jüra está entre os nomeados da 6.ª edição dos Play – Prémios da Música Portuguesa. A cantora e...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!