Aprovado projeto para construção de lar do Centro Social de Famalicão

Está dado mais um importante passo na concretização do sonho do Centro Social da freguesia de Famalicão. O projeto de arquitetura da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da instituição foi aprovado, por unanimidade, na penúltima reunião de Câmara da Nazaré.

“Depois da aprovação fundamental do projeto por parte da Segurança Social em agosto do ano passado, o processo deu entrada na Câmara, que aprovou agora o projeto de arquitetura, significando outra etapa importante do projeto”, explica o presidente da Direção do Centro Social ao REGIÃO DE CISTER. Segue-se agora a elaboração dos projetos de especialidade e o melhor enquadramento para candidatar o projeto a fundos comunitários. “Com a abertura do novo concurso do Programa Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), que deverá acontecer no próximo mês, julgamos que as condições para avançar com o projeto se estão a encaixar”, nota Rui Oliveira.

O futuro lar residencial, que vai “nascer” em instalações adjacentes à sede do Centro Social da Freguesia de Famalicão, prevê uma capacidade para acolher 53 utentes e um orçamento estimado de cerca de 1,6 milhões de euros.

A instituição, que já conta com as valências de centro de dia (40 idosos), apoio domiciliário (42 utentes) e creche (60), tem envolvido a comunidade no projeto para angariar verbas através da realização de atividades e eventos. “A ideia sempre foi candidatar o projeto a fundos comunitários para não colocar em causa a sustentabilidade da instituição”, nota Rui Oliveira, prevendo que a obra possa arrancar no início do próximo ano.