Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Câmara de Porto de Mós quer regulamentar autocaravanismo no concelho

Data:

Partilhar artigo:

O executivo municipal aprovou, na última reunião de Câmara, o projeto de regulamento municipal para o exercício da atividade de autocaravanismo, que tem como objetivo a criação de um circuito que potencie o turismo no concelho.  

O executivo municipal aprovou, na última reunião de Câmara, o projeto de regulamento municipal para o exercício da atividade de autocaravanismo, que tem como objetivo a criação de um circuito que potencie o turismo no concelho.  

De acordo com o regulamento, em Porto de Mós só será permitido o aparcamento de viaturas com a finalidade de pernoitar nos locais legalmente consignados e definidos. Fora dos locais destinados à prática do autocaravanismo, apenas será autorizado o estacionamento de viaturas, de acordo com o Código da Estrada.  

Região de Cister - Assine Já!

A proposta da Câmara prevê ainda que aparcamento e a estadia em espaços destinados exclusivamente a autocaravanas fiquem condicionados ao pagamento de uma taxa de utilização, limitada no tempo, e às demais normas estabelecidas para o efeito. O regulamento preparado pela autarquia estipula o pagamento de 3 euros por dia, que apenas será cobrado a partir do sétimo dia.

Os utilizadores voltarão a usufruir de sete dias de estadia gratuita caso regressem após um mês ou de três dias caso saiam e regressem em menos de um mês. 

“O objetivo é que os caravanistas circulem gratuitamente durante um mês e que usufruam de uma diversidade maior do nosso turismo que tem tido cada vez maior procura”, explica ao REGIÃO DE CISTER o vereador do Desporto, da Cultura, do Turismo e Ambiente da Câmara de Porto de Mós. “Os visitantes passam normalmente a maior parte do tempo na mesma área de serviço e pretende-se, assim, que libertem os espaços para que estes possam ser ocupados por outros turistas que vêm à descoberta do concelho”, acrescenta Eduardo Amaral.

No concelho estão consignadas as áreas de serviço de autocaravanas de Mira de Aire, Porto de Mós e São Bento, geridas pela Câmara de Porto de Mós, e também a área de serviço de autocaravanas de Pedreiras, que é gerida pela Junta de Freguesia. 

A autarquia encontra-se também a preparar um espaço idêntico no Arrimal, junto ao parque de campismo, que foi recentemente requalificado para oferecer melhores condições aos seus utilizadores.

Atualmente, pernoitar nas áreas de serviço de Porto de Mós, instalada no Parque Almirante Vítor Trigueiros Crespo, e  Mira de Aire, espaço instalado na Avenida Mota Pinto, junto ao pavilhão gimnodesportivo e estádio do União Recreativa Mirense, é gratuito e existem diversos serviços grátis disponíveis.

Os autocaravanistas têm à disposição pontos de eletricidade que podem usar livremente. Na área de serviço de São Bento, inaugurada há cerca de um ano, as vantagens para os utilizadores são idênticas. 

Depois de ir a discussão pública, o projeto de regulamento municipal para o exercício da atividade de autocaravanismo, terá de voltar a ser aprovado em reunião de Câmara.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!