Sábado, Janeiro 17, 2026
Sábado, Janeiro 17, 2026

Centro Biomarinho inaugurado no Porto da Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

O Centro Biomarinho, constituído por laboratórios e uma maternidade de bivalves, foi inaugurado, esta terça-feira, no Porto da Nazaré.

O Centro Biomarinho, constituído por laboratórios e uma maternidade de bivalves, foi inaugurado, esta terça-feira, no Porto da Nazaré.

A infraestrutura representou um investimento de 3,3 milhões de euros, comparticipados pelo programa MAR2020.

Região de Cister - Assine Já!

Com o objetivo de contribuir para a produção sustentável de alimentos, produzindo sementes para pré-engorda de espécies autóctones, nomeadamente amêijoa boa e amêijoa mach, a maternidade de bivalves é pioneira no País  concentrando-se na amêijoa europeia, em decréscimo no meio natural, devido à invasão da amêijoa-japónica e à ação do homem.

Tem entre as suas missões contribuir para alargar a cadeia de valor da aquacultura em Portugal, empregando uma equipa de 20 funcionários.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e da secretária de Estado das Pescas, a nazarena Teresa Coelho.
Bernardo Carvalho, CEO da empresa, acredita que os bivalves “são a solução para mudar a matriz alimentar do mundo”.

Já o ministro do Mar afirmou que este centro de investimento e desenvolvimento “é um exemplo na introdução de doutorados na produção industrial e comercial”. 

“É um projeto que se enquadra no que defendemos para o nosso território. Traz mais rendimento e mais e melhor emprego”, reiterou Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré.

Portugal é um dos maiores consumidores de peixe do mundo e dependente da importação de peixe de outros países, tendo o ministro manifestado o desejo de que a produção na Nazaré “aumente a capacidade de exportação”. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Adepa junta 30 pessoas no início do projeto cultural “Conhecer o nosso concelho”

“Conhecer o nosso concelho” é o nome do mais recente projeto dinamizado pela Associação de Defesa e Valorização...

Mecânico turquelense integra equipa no Dakar

O Rally Dakar 2026 está a decorrer até ao próximo sábado. O que talvez poucos saibam é...

Beneditense ‘pulveriza’ recorde nacional estabelecido há 34 anos

Beatriz Castelhano (Sporting) pulverizou o recorde nacional de 60 metros no escalão de sub-23, estabelecendo um novo...

Nova edição do Cistermúsica garante 50 concertos em torno da “Ressurreição”

Já há data para a 34.ª edição do Festival de Música de Alcobaça. A temporada principal do Cistermúsica,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!