Covid-19: Biblioteca de Alcobaça produz viseiras de proteção

A impressora 3D da Biblioteca Municipal de Alcobaça está a produzir viseiras transparentes de proteção para entregar a profissionais de saúde, bombeiros e outros agentes de proteção civil, anunciou a Câmara em comunicado.

O equipamento de proteção está a ser impresso com base num modelo disponível na página do Movimento Maker – Portugal: viseira composta por um suporte onde é aplicado o plástico transparente de proteção do rosto e um elástico ajustável de fixação na cabeça do utilizador.

Com uma capacidade de produção diária de 5 a 10 unidades, a autarquia já entregou 15 unidades ao Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, revela a mesma fonte. “Estamos a utilizar todos os recursos humanos e tecnológicos ao nosso dispor para ajudar os profissionais que estão em permanência ao serviço das populações. Além da sua componente didática, este tipo de equipamentos tem vindo a revelar-se cada vez mais útil na criação de diversos produtos e componentes necessários ao bom desempenho e à segurança dos profissionais em questão”, explica o presidente da Câmara, garantindo que a autarquia se mantém “vigilante e atenta a todas as situações, em articulação com os hospitais de referência e outras entidades”.

Paulo Inácio fez ainda saber que o município entregou material de proteção (fatos completos e máscaras) às quatro corporações de bombeiros: Alcobaça, São Martinho do Porto, Pataias e Benedita.