Covid-19: Mercado Municipal de Alcobaça aberto com "fortes regras de segurança e higiene"

O Mercado Municipal de Alcobaça estará aberto esta segunda-feira, mas sob fortes medidas de segurança e higiene.

O acesso dos clientes ao interior das instalações do Mercado Diário está condicionado ao cumprimento de regras como a "ocupação máxima de 40 pessoas", excluindo vendedores e funcionários; a "lavagem das mãos à entrada com gel alcoólico desinfetante disponibilizado pelo Município", entre outras medidas que estarão afixadas em local visível nas instalações.

Os consumidores com idade superior a 65 anos poderão aceder às primeiras duas horas de abertura e deve ainda ser cumprida a distância de 2 metros entre cada cliente em fila e de 2 metros entre o cliente e o vendedor. Na segunda-feira o mercado funcionará das 8 às 17:30 horas, e de terça-feira a sexta-feira das 8 às 13 horas e no sábado das 8 às 14 horas.

A monitorizar e a fiscalizar o cumprimento das diretivas de funcionamento do mercado estarão a Proteção Civil Municipal, os bombeiros e a Polícia de Segurança Pública "que não hesitará em sancionar qualquer não acatamento das normas", sublinha o presidente da Câmara de Alcobaça.

Paulo Inácio anunciou ainda que o serviço de transportes urbanos Chita terá a sua lotação reduzida em mais de um terço da sua capacidade original. Dado que o veículo poderia transportar 15 lugares sentados e seis de pé, a Chita passará a transportar apenas cinco passageiros em simultâneo. "O autocarro será ainda sujeito a 3 desinfeções integrais diárias", garante o chefe do executivo municipal.