Sábado, Fevereiro 21, 2026
Sábado, Fevereiro 21, 2026

Época balnear na Nazaré termina sem mortes por afogamento

Data:

Partilhar artigo:

A época de balnear deste ano encerrou na passada terça-feira sem registos de acidentes mortais por afogamento nas praias marítimas vigiadas do concelho. 

A época de balnear deste ano encerrou na passada terça-feira sem registos de acidentes mortais por afogamento nas praias marítimas vigiadas do concelho. 

“Este verão tivemos um total de seis ocorrências mais difíceis e continuamos sem registar mortes, o que é um sinal muito positivo do trabalho que tem sido desenvolvido”, salientou ao REGIÃO DE CISTER o presidente da Associação de Nadadores Salvadores da Nazaré. 

Região de Cister - Assine já!

Ainda assim, Daniel Meco revelou que houve um aumento do número de ocorrências de socorros em primeiras feridas, como picadas de peixe-aranha ou abelhas, justificado com a pandemia da Covid-19. “Devido ao distanciamento social houve várias pessoas que se deslocaram para as zonas mais perto das rochas, que são locais mais propícios à ocorrência destas situações”, nota o responsável, defendendo ainda que o reduzido número de ocorrências se deve ao trabalho de prevenção realizado pela equipa de nadadores-salvadores.

“Regularmente consciencializaram os banhistas para que não estarem em zonas mais perigosas para ir a banhos e que tenham cuidados quando se deslocam ao mar”, assevera Daniel Meco, acrescentando que “os banhistas cumpriram as normas” e que o “mar calmo também ajudou”.

Durante esta época balnear, estiveram ativos oito postos de vigia: seis na praia da Nazaré, um na praia do Salgado e outro na praia do Norte, num total de 24 nadadores salvadores ao qual se juntaram seis elementos que integram o projeto SeaWatch. Em relação ao ano anterior houve um reforço de quatro nadadores salvadores.

A praia da Nazaré é, de resto, vigiada durante todo o ano no âmbito de um protocolo assinado em 2017 entre a Câmara da Nazaré e a Associação de Nadadores-Salvadores. “Este é um reforço importante, pois muitas pessoas continuam a deslocar-se à praia mesmo após o fim da época balnear”, sublinha o presidente da associação, acrescentando que durante o ano “haverá uma patrulha a vigiar a praia da vila para possíveis ocorrências”.

Apesar de o protocolo estar restrito à praia da vila, a Associação de Nadadores Salvadores da Nazaré presta apoio nos eventos de ondas gigantes que se realizam no inverno na praia do Norte.

Há ainda a lamentar o registo de vandalismo em vários postos de vigia de nadadores salvadores e também em algumas barracas, provocando prejuízos de valor assinalável.

AD Footer

Artigos Relacionados

Atletas da região em grande plano nos nacionais

Foi um fim de semana em grande para os representantes da região nos nacionais de pista curta, que...

Stone Dead anunciam regresso com o lançamento do disco “Milk”

Os Stone Dead estão de regresso com um novo álbum.Depois do sucesso do álbum de estreia “Good Boys”,...

Mr. & Mrs. Bee transforma néctar em ouro líquido

Sabia que existem dois tipos de mel? É verdade: o mel multifloral, que resulta do néctar de várias...

Epadrc promove bem-estar junto da comunidade escolar

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc), em Alcobaça, tem vindo a desenvolver, ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!