Escritoras alcobacenses desafiam mulheres para concurso de contos

As escritoras alcobacenses Vanda Furtado Marques e Mary Bento lançaram um concurso de contos dirigido exclusivamente às mulheres, desafiando-as a apresentarem uma obra escrita sobre a “Essência de Alcobaça”. As autoras que pretendam candidatar os seus contos devem entregar as obras até 31 de março.

“Pretendemos que este concurso decorra no e com o universo feminino, com o objetivo do empoderamento da mulher, relevando as suas competências de uma linguagem e olhar impregnados de sensibilidade”, lê-se no regulamento do concurso de contos. Apostar na promoção e no desenvolvimento do gosto pela leitura e pela escrita em Língua Portuguesa são alguns dos objetivos do concurso.

Serão admitidas exclusivamente obras originais e inéditas escritas em português, relacionadas com o tema, e que nunca tenham sido publicadas em outros concursos literários. Nesta iniciativa podem participar mulheres, maiores de idade e que residam no concelho de Alcobaça.

O concurso consiste na seleção de contos para a edição da obra e na doação de um exemplar a cada autor do conto selecionado. No mínimo será publicada uma edição com 250 exemplares. A ilustração do livro está a cargo de cinco ilustradoras ou fotógrafas. O júri deste concurso será composto por cinco mulheres de Alcobaça ligadas ao mundo da cultura e das artes. 

As obras devem ser enviadas por correio, com registo simples, para Florista Trevo – “A essência de Alcobaça”, Rua Afonso de Albuquerque 20 A, 2460-020 Alcobaça. Do envelope deve ainda constar um outro envelope fechado, identificado por um pseudónimo, e do qual constará, no interior, a identificação do autor, o telefone, a morada e o endereço de correio eletrónico.

A obra será apresentada na 7.ª edição do Books & Movies, que decorre de 10 a 18 de outubro. As receitas da venda do livro terão como finalidade a criação de uma Associação de Apoio à Mulher, em Alcobaça, com diferentes valências. 

A organização procura o apoio de entidades comerciais e empresariais geridas por mulheres para a concretização do projeto.