Quinta-feira, Novembro 20, 2025
Quinta-feira, Novembro 20, 2025

Escritoras alcobacenses desafiam mulheres para concurso de contos

Data:

Partilhar artigo:

As escritoras alcobacenses Vanda Furtado Marques e Mary Bento lançaram um concurso de contos dirigido exclusivamente às mulheres, desafiando-as a apresentarem uma obra escrita sobre a “Essência de Alcobaça”.

As escritoras alcobacenses Vanda Furtado Marques e Mary Bento lançaram um concurso de contos dirigido exclusivamente às mulheres, desafiando-as a apresentarem uma obra escrita sobre a “Essência de Alcobaça”. As autoras que pretendam candidatar os seus contos devem entregar as obras até 31 de março.

“Pretendemos que este concurso decorra no e com o universo feminino, com o objetivo do empoderamento da mulher, relevando as suas competências de uma linguagem e olhar impregnados de sensibilidade”, lê-se no regulamento do concurso de contos. Apostar na promoção e no desenvolvimento do gosto pela leitura e pela escrita em Língua Portuguesa são alguns dos objetivos do concurso.

Região de Cister - Assine Já!

Serão admitidas exclusivamente obras originais e inéditas escritas em português, relacionadas com o tema, e que nunca tenham sido publicadas em outros concursos literários. Nesta iniciativa podem participar mulheres, maiores de idade e que residam no concelho de Alcobaça.

O concurso consiste na seleção de contos para a edição da obra e na doação de um exemplar a cada autor do conto selecionado. No mínimo será publicada uma edição com 250 exemplares. A ilustração do livro está a cargo de cinco ilustradoras ou fotógrafas. O júri deste concurso será composto por cinco mulheres de Alcobaça ligadas ao mundo da cultura e das artes. 

As obras devem ser enviadas por correio, com registo simples, para Florista Trevo – “A essência de Alcobaça”, Rua Afonso de Albuquerque 20 A, 2460-020 Alcobaça. Do envelope deve ainda constar um outro envelope fechado, identificado por um pseudónimo, e do qual constará, no interior, a identificação do autor, o telefone, a morada e o endereço de correio eletrónico.

A obra será apresentada na 7.ª edição do Books & Movies, que decorre de 10 a 18 de outubro. As receitas da venda do livro terão como finalidade a criação de uma Associação de Apoio à Mulher, em Alcobaça, com diferentes valências. 

A organização procura o apoio de entidades comerciais e empresariais geridas por mulheres para a concretização do projeto.

AD Footer

Artigos Relacionados

Nevadas, licor monástico e compota inusitada: os vencedores da Mostra

A Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais voltou a destacar as melhores criações monásticas, premiando o sabor,...

Cadela terapeuta ajuda crianças com necessidades especiais em Pataias

Na pequena sala de apoio da EB1 de Pataias, um menino do 2.º ano trabalha descontraído e concentrado...

Religião, fé e ciência (re)unidas à mesa em Alcobaça? SiGA!

Os crentes acreditam ter sido Deus o responsável pela criação do universo, os ateus defendem a teoria do...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!