Sábado, Outubro 25, 2025
Sábado, Outubro 25, 2025

Futebol: Francisco Nunes escreve história no Beneditense

Data:

Partilhar artigo:

O Beneditense venceu a Caranguejeira, por 0-3, este dia 2, mas o jogo fica marcado pela estreia do guarda-redes Francisco Nunes. Ainda que apenas tenha entrado aos 89’, o turquelense fez a estreia no escalão sénior e tornou-se no mais jovem jogador a chegar à equipa principal… com apenas 15 anos, quatro meses e seis dias.

O Beneditense venceu a Caranguejeira, por 0-3, este dia 2, mas o jogo fica marcado pela estreia do guarda-redes Francisco Nunes. Ainda que apenas tenha entrado aos 89’, o turquelense fez a estreia no escalão sénior e tornou-se no mais jovem jogador a chegar à equipa principal… com apenas 15 anos, quatro meses e seis dias.

“Vai miúdo, faz o que sabes fazer melhor, boa estreia”, disse o técnico Dário Catarino ao jovem, numa frase que jamais vai esquecer. “Quando o mister me pediu para aquecer fiquei super contente e cheio de nervos, não esperava que me colocasse em campo… foi uma grande surpresa”, revela o keeper, com idade de 1.º ano de juvenil.

Região de Cister - Assine já!

“É uma grande responsabilidade, mas adorei ter esta responsabilidade sobre os meus ombros”, admite.

Francisco Nunes foi convocado para colmatar a ausência por lesão do júnior Tomás Santos e, apesar de não ter de defender nenhum remate, assevera que a estreia foi o cumprir de um sonho. “Nunca pensei que fosse com 15 anos”, revela o menino, que ainda frequenta o 9.º ano de escolaridade no Externato Cooperativo da Benedita, e que nunca conheceu outro amor que não o do “seu” Beneditense, ao qual chegou no escalão de benjamins, em 2014/15.

“O sonho é ser futebolista e chegar o mais longe possível”, atira o jovem, considerando que os pontos fortes são a aptidão para bolas altas e lances de 1×1.

Quem se desfaz em rasgados elogios é Dário Catarino, responsável pela aposta. “O Francisco é um jogador que tem vindo a ultrapassar barreiras fruto das necessidades do clube e da qualidade. Enquanto iniciado jogava pelos juvenis, nesta época é juvenil de 1.º ano e está a jogar no escalão sub-21”, explica o técnico, que estreou pela primeira vez um guarda-redes da formação na equipa principal.

O treinador antevê um futuro de sucesso para o jovem, mas assevera a importância de ser bem aconselhado. “Ele tem muita qualidade, mas ainda tem só 15 anos.

É importante não perder o foco, continuar a trabalhar e a querer evoluir todos os dias”, salienta, reiterando a importância do trabalho do clube na formação técnica, mas também “na gestão de expetativas”. Para já, certo é que o “pequeno” Francisco Nunes já jogou entre os grandes… aos 15 anos.

Para mais tarde recordar.

Talento para a baliza foi descoberto num torneio em que era central

Francisco Nunes jogava como defesa central num torneio de benjamins, mas, por brincadeira, decidiu experimentar ser guarda-redes.

A aptidão foi reconhecida pelos treinadores e a partir desse momento começou a crescer a paixão pelas balizas.

O jovem turquelense é um fiel seguidor de Ederson Moraes (Manchester City) e quer um dia ser “grande” como o brasileiro. Por que não melhor ainda?

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Ocean Adventures redefine turismo de luxo na região

Inspirada pela música, pelo oceano e pelas montanhas, a Ocean Adventures está a redefinir o turismo de luxo...

Andebol de Praia: Nazaré BHT faz história e sagra-se campeão europeu

Foram os próprios andebolistas a custear as deslocações até à ilha de Porto Santo, contudo, acabaram a… ganhar...

Alcobaça coroou campeões da Taça da Liga de Skate

Mariana Simão, no Open Pro feminino, Madu Teixeira, no Open Pro masculino, João Almeida, no Open adaptado, e...

Renovadas entradas de Alcobaça com sinalética alusiva à Terra de Paixão

As entradas da cidade de Alcobaça têm agora uma nova imagem, com a substituição dos antigos totens por...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!