Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Transportes gratuitos para todos os alunos do concelho de Porto de Mós

Data:

Partilhar artigo:

Todos os alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, vão passar a ter transportes gratuitos, desde que frequentem as escolas do concelho de Porto de Mós. O regulamento da gratuitidade dos transportes públicos foi aprovado pelo executivo municipal na última reunião de Câmara.

Todos os alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, vão passar a ter transportes gratuitos, desde que frequentem as escolas do concelho de Porto de Mós. O regulamento da gratuitidade dos transportes públicos foi aprovado pelo executivo municipal na última reunião de Câmara.

Também os jovens que não têm a oferta formativa que procuram dentro do concelho, como é o caso do Curso de Artes Visuais, terão os transportes escolares assegurados pela autarquia para estudarem fora. 

Região de Cister - Assine Já!

“Hoje somos um concelho que tem já mais alunos, num todo, do que alunos do concelho a estudar”, adiantou o presidente da Câmara de Porto de Mós, durante a apresentação dos Programas e Projetos desenvolvidos pelo Município em conjunto com os parceiros, no âmbito da ação social, que decorreu na passada quinta-feira. “Éramos um concelho perdedor, de uma forma significativa de jovens para concelhos limítrofes”, lamentou Jorge Vala. 

Além do reforço da oferta  dos cursos profissionais nas escolas do concelho, que ajudou a captar alunos de fora, o município deixou de subsidiar os transportes dos alunos que iam estudar para os concelhos vizinhos e que tinham a mesma resposta ao nível do ensino dentro do concelho. 

“Entendemos que a comparticipação dos transportes escolares resultava sempre em perda, pois estávamos a pagar parte do passe aos alunos para irem estudar para fora. Deixar de subsidiar resultou positivamente para a fixação de jovens estudantes”, frisou o autarca, avançando que um dos objetivos do município passa por criar políticas “bem evidenciadas” que vão ao encontro deste princípio de fixação da população jovem, de forma a criar oportunidades para que estes jovens, depois de tirarem o curso superior ou profissional, se fixem em Porto de Mós para desenvolver a sua atividade profissional.

Também no âmbito dos apoios para as famílias do concelho, foi aprovada a redução de 2,5% do IRS no próximo ano. 

De forma a divulgar as dez plataformas, os 12 programas e os dez projetos de apoio sociais disponíveis e também a esclarecer sobre o que consistem e a quem se destinam, a Câmara de Porto de Mós realizou uma sessão de apresentação direcionada às Juntas de Freguesia, às corporações de bombeiros, ao movimento associativo, aos grupos socio-caritativos, às conferências de São Vicente de Paulo, à GNR e a outras entidades parceiras ligadas à ação social para fazer chegar toda a informação à população. 

“Percebemos que há uma necessidade de um apoio diferenciado em qualquer idade”, realçou Telma Cruz, vereadora  da Câmara de Porto de Mós. 

As medidas apresentadas durante a sessão fazem parte de uma estratégia de cariz social mais alargada e resultam de um levantamento realizado sobre as necessidades da população e das instituições, que tem como finalidade “combater a desigualdade, garantir o bem-estar e assegurar melhores condições de vida à comunidade”.

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!