Junta de Alfeizerão recupera Fonte Velha

A Fonte Velha, uma das duas nascentes conhecidas em Alfeizerão, está a ser recuperada pela Junta daquela localidade. Além de devolver à população um espaço que se encontrava em estado de degradação, a obra permitiu encontrar a nascente.

“Com a limpeza do interior da fonte foi possível verificar o local exato da nascente, de onde continua a brotar a água que enche o tanque interior e que, agora, também voltou a correr pela bica que se colocou a uma cota ligeiramente superior à anterior”, confirma o alfeizerense Cipriano Simão. “Embora inundado o antigo espaço onde era possível recolher a água nas bilhas, podemos verificar o aspeto da antiga fonte e da atual, ambas alimentadas pela mesma nascente”, acrescenta.

Além disso, e com a limpeza do espaço em redor da cobertura da fonte, foi possível “colocar a descoberto aquela que seria a fonte anterior e perceber que se tratava de uma bica virada a sul, por onde escorria a água da mesma nascente mas que, devido ao assoreamento da área envolvente, se tornou impraticável”. 

Com o desentulhamento foram ainda encontrados vários cacos de recipientes de barro “que ali foram deixados quando se partiam as bilhas e os alguidares usados para transporte da água ou lavagens”. Com esses cacos foi construído o letreiro de identificação da Fonte Velha e foi construída uma suposta bilha que, depois de concluídas as obras de construção da calçada, serão colocados no local como lembrança e homenagem aos utilizadores daquele espaço ao longo dos séculos.