Sábado, Abril 20, 2024
Sábado, Abril 20, 2024

MIAT acolhe exposição que sensibiliza para o cancro da mama

Data:

Partilhar artigo:

O Museu Industrial e Artesanal do Têxtil (MIAT), de Mira de Aire, apresenta “Mamaminha”, uma exposição itinerante, alusiva às vítimas do cancro da mama, da autoria da artista têxtil Inês Carrelhas.

O Museu Industrial e Artesanal do Têxtil (MIAT), de Mira de Aire, apresenta “Mamaminha”, uma exposição itinerante, alusiva às vítimas do cancro da mama, da autoria da artista têxtil Inês Carrelhas.

Composta por cinco instalações “site specific” de arte têxtil, a mostra é uma interpretação estética e artística da vivência de um cancro de mama, experienciada pela artista e completada pela participação e testemunhos de outras mulheres. O projeto nasceu em 2018, entre os corredores do Instituto Português de Oncologia e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. “Comecei a forrar os aros dos soutiens, que fui pedindo por aí, enquanto esperava pelas consultas e resolvi representar 75 mulheres que tinham sofrido desta doença, dando voz a esta problemática e, sobretudo, alertar para a prevenção e para o diagnóstico precoce” explica a artista. 

Região de Cister - Assine já!

 “Mamaminha” vai estar patente no MIAT até 15 de outubro e que conta com o apoio institucional da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Em paralelo, vão ser agendados workshops e conversas dirigidas a mulheres e a homens que passaram ou estão a passar pela doença do cancro da mama, onde a artista partilhará com eles, através da arte, uma experiência lúdica e emocional à volta do seu próprio corpo. 

A exposição itinerante já esteve em exibição no Museu Natural de História e da Ciência da Universidade de Lisboa e também na Torre do Relógio da Estação de São Bento, no Porto. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!